CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

QUEIJO PRATO ESFÉRICO

QUEIJO PRATO ESFÉRICO

CARAS Digital Publicado em 15/01/2008, às 16h40 - Atualizado em 27/03/2019, às 15h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
QUEIJO PRATO ESFÉRICO
QUEIJO PRATO ESFÉRICO

Um dos queijos mais consumidos no Brasil, o prato tem origem mineira. Ele descende do gouda, holandês, e do dambo, dinamarquês. Foi criado nos anos 1920 em Aiuruoca, sul de Minas Gerais, por imigrantes dinamarqueses. Os primeiros fabricantes adaptaram a tecnologia de preparo dos queijos europeus às condições locais, dando origem a um queijo com características próprias. No início, era grande, arredondado e achatado. Por isso, diante da novidade e na falta de nome, um fiscal do governo acabou descrevendoo, num auto de fiscalização, como um queijo no formato de prato, nome que vingou. Hoje é feito em todo o país e adquiriu novas formas: retangular, esférica e cilíndrica. Trata-se de um queijo semicozido, de massa lavada, sabor suave, textura macia e crosta fina, lisa e comestível mesmo quando tingida. Há três tipos, mas apenas dois, o cobocó e o esférico, apresentam olhaduras (buracos), em geral pequenas e brilhantes. O primeiro, de forma cilíndrica, com 13 centímetros de diâmetro e 6,5 de altura, pesa cerca de 1 kg. O segundo, também chamado bola, tem aproximadamente 1,8 kg e crosta cor-de-rosa, tingida com corante alimentício. O terceiro prato, o mais popular de todos, conhecido como lanche, tem formato retangular, pesa 450 g ou mais e sua massa é compacta. Muito usados em sanduíches, esses queijos são ótimas opções também para aperitivo, fazendo boa parceria com vinhos. Entram ainda no preparo de numerosos pratos salgados e doces - saladas, molhos, ovos mexidos, omeletes, pudins, suflês e gratinados -, uma vez que derretem bem e têm sabor agradável e delicado, o que facilita sua combinação com ingredientes variados.

Saúde

É ruim para Quem faz regime de emagrecimento ou deve controlar o colesterol, por ter muita gordura; e ser consumido derretido por quem sofre de azia e esofagite - deve comê-lo cru. É bom para Crianças, por ser rico em proteínas, e mulheres com mais de 40 anos, pelo teor de cálcio e de fósforo - que ajuda na fixação do cálcio e no metabolismo de outros nutrientes.

Ficha técnica

100 g de queijo prato esférico contêm: Ác. pant. - 0,342 mg Vit. E - 0,75 mg Cálcio - 697 mg Cobre - 0,035 mg Ferro - 0,239 mg Magnésio - 29 mg Fósforo - 546 mg Potássio - 120 mg Sódio - 817 mg Zinco - 3,91 mg Calorias - 356 Proteínas - 24,9 g Carboidrato - 2,22 g Gordura - 27,4 g Colesterol - 114 mg Vit. A - 174 RE Vit. B2 - 0,335 mg Folacina - 20,9 mcg

Como se escolhe

Nem todo supermercado vende o prato esférico. Ao comprar, verifique se está exposto em local refrigerado (até 10 graus) e se a embalagem permanece intacta. Pressione-o com o dedo: a consistência deve ser elástica e a massa, úmida. Evite se estiver estufado, com casca trincada ou se apresentar mofo e transpiração de gordura. O rótulo deve ter o selo de fiscalização federal ou municipal. Quando vendido em pedaços, cada um deve ter etiqueta com peso, data de validade, fornecedor e ingredientes. Cuidado com produtos derivados, como o "queijo prato processado", uma mistura de queijo prato, gordura vegetal, leite em pó, amido, conservantes e aromatizantes.

Como se prepara

Este é um dos poucos queijos que podem ser congelados sem grandes perdas, ao menos para uso culinário. Corte a esfera em gomos, embrulhe-os em filme plástico e guarde no freezer. Para servir como aperitivo ou como recheio frio, prefira o queijo fresco. Nesse caso, conserve-o embrulhado em papel-alumínio ou filme plástico nas gavetas da parte de baixo da geladeira e retire-o 1 hora antes do consumo. Caso apareçam mofos brancos na superfície, raspe-os e esfregue bem a peça com esponja embebida em salmoura (30 g de sal para 1 litro de água). Nessas condições, use-o apenas em pratos que serão cozidos. Se aparecerem mofos de tonalidade escura, despreze o queijo inteiro.

Minha receita

Sylvia Bandeira (atriz) Sugiro um suflê de cenoura. Rale 1/2 kg de cenoura, tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve. Em 1 col. (sopa) de margarina, refogue 2 dentes de alho amassados e 1 col. (sopa) de cebola picada. Reserve. Numa tigela, misture 5 col. (sopa) de farinha de trigo e 2 xíc. de leite. Adicione a margarina do refogado. Mexa. Junte 4 gemas, a cebola e o alho refogados e a cenoura. Mexa. Cozinhe por 10 min. Tire do fogo. Acrescente 1 xíc. de queijo prato e 1 de parmesão ralados. Misture 4 claras em neve. Asse em fôrma untada com margarina e polvilhada com farinha de rosca até dourar.