Lula entrega prêmio a veteranos

Zeca Pagodinho, Chico Anysio, Nathalia Timberg e Carlos Manga foram alguns nomes de peso que receberam a Ordem do Mérito Cultural 2009 das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na noite dessa quinta, 25, no Rio

Zeca Pagodinho recebe homenagem das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Zeca Pagodinho recebe homenagem das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Philippe Lima/AgNews

Zeca Pagodinho e Chico Anysio foram alguns dos nomes que receberam a Ordem do Mérito Cultural 2009 das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na noite dessa quinta-feira, 25, no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro.

A escolha dos agraciados foi feita por meio de votos, mas, tanto o ministro da Cultura, Juca Ferreira, como o presidente, podem fazer suas indicações para a homenagem que é promovida anualmente pelo Ministério da Cultura. E Lula fez questão de recomendar dois nomes de pesos para receber a condecoração: Zeca Pagodinho e Noca da Portela.

O evento deste ano fez uma Homenagem a Heitor Villa-Lobos, marcando o cinquentenário da morte do grande maestro e compositor brasileiro. Os mestres de cerimônia foram o ator e presidente da Funarte (Fundação Nacional das Artes), Sérgio Mamberti, e a atriz Fernanda Montenegro. Luiza Brunet, Regina Case. Paula Burlamaqui e Maitê Proença estiveram na plateia do Teatro Oi Casa Grande.

Além do presidente Lula, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e os ministro da Cultura Juca Ferreira e ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff também estiveram na solenidade que homenageou a cantora Ângela Maria, o diretor Aderbal Freire Filho, a cantora Fernanda Abreu, a atriz Nathalia Timberg, o ator Walmor Chagas, o cantor Ney Matogrosso, o diretor Carlos Manga e a coreógrafa Deborah Colker.

A lista incluiu ainda homenagens in memoriam à pequena notável Carmem Miranda, ao cantor Raul Seixas, ao paisagista Burle Marx e ao artesão Mestre Vitalino.

Criada em 1995, a Ordem do Mérito Cultural já premiou mais de 450 personalidades e instituições e, até 2006, era organizada no Palácio do Planalto. Em 2007, a premiação passou a ser itinerante e foi realizada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, mas ainda de forma protocolar. Esta edição da solenidade contou com apresentações dos cantores Ney Matogrosso, Zeca Pagodinho, Ângela Maria e Noca da Portela, além da Orquestra Sinfônica Heliópolis e seus 76 músicos, sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá.