Com Felipe, Sofía e Leonor, nobre espanhola Letizia Ortiz comemora os 40 anos
Em maio de 2004, ao casar-se com o príncipe herdeiro, Felipe (44), da Espanha, a então jornalista Letizia Ortiz entrou para o seleto grupo de ex-plebeias que, em um piscar de olhos, se torna princesa e passa a protagonizar seu próprio conto de fadas moderno. Oito anos se passaram e no último dia 15 de setembro, aniversário de 40 anos da nobre, ficou claro que, assim como os milhares de súditos — ela é a segunda mais popular integrante do clã, atrás apenas da rainha Sofía (73) —, o tempo é o seu fiel aliado. Letizia está cada vez mais bela, seu estilo clássico é adorado por fashionistas e sua realização tornou-se plena com a chegada das herdeiras do casal, Leonor (6) e Sofía (5).
Para celebrar a nova idade da mulher do futuro rei da Espanha, a Casa Real divulgou fotos do quarteto no Palácio da Zarzuela. Coube à renomada fotógrafa Cristina García Rodero (63) clicar a família em momentos de descontração e carinho. Acostumadas aos holofotes, as princesinhas esbanjaram charme e desenvoltura diante das lentes, ora posando bem comportadas, ora fazendo estripulias.
Primogênita do jornalista Jesús Ortiz (62) e da enfermeira Paloma Rocasolano (60), Letizia nasceu em Oviedo e mudou-se para a capital do país na adolescência. Formou-se em Jornalismo pela Universidad Complutense de Madrid, especializou-se em Jornalismo Audiovisual e trilhou carreira de sucesso nos jornais La Nueva España e ABC, na agência de notícia EFE e nos canais de TV CNN+ e TVE. Em 2001, por exemplo, ela fez transmissões ao vivo direto do Ground Zero após os ataques às Torres Gêmeas, em Nova York. “Na profissão de jornalista, nunca faltará rigor e respeito. Rigor para contar com propriedade e precisão os fatos. E respeito para não excluir nada e sempre ter os outros em consideração”, exalta ela, que apesar de não mais exercer a profissão, demonstra gratidão aos colegas.
Letizia divide-se entre a agenda real e a rotina de mãe. Na véspera do aniversário, acompanhou as filhas no primeiro dia de aula do novo ano letivo europeu, no Colégio Santa María de los Rolases, instituição onde Felipe estudou por 12 anos. Educação de qualidade para todos é causa que ela defende com entusiasmo. “Ler é uma boa maneira de se conectar com os outros e de deslanchar nossas vidas. É a base de todo aprendizado e, portanto, de todo o processo de compreensão do mundo. Ler é uma atividade vital, com ela obtemos o benefício de refletir”, afirma.
Letizia é também obstinada na luta pela cura de doenças raras e do câncer. “A investigação científica é a chave para o progresso nessa batalha. Investir em pesquisas dará futuro melhor a todos”, fala, para orgulho de Felipe, que repete o compromisso assumido no noivado, em 2003. “Quero dividir minha vida com Letizia e construir uma família”, frisa ele.