O arquiteto Oscar Niemeyer, de 101 anos, passou por uma cirurgia para a retirada de cálculo na vesícula na tarde desta quinta-feira, 24. Niemeyer está lúcido e deve permanecer em observação por 48h no Centro de Tratamento Intensivo do hospital
O arquiteto
Oscar Niemeyer, de 101 anos, passou por uma cirurgia para a retirada de cálculo na vesícula na tarde desta quinta-feira, 24, no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, a cirurgia foi bem-sucedida e transcorreu sem complicações. Niemeyer está lúcido e deve permanecer em observação por 48h no Centro de Tratamento Intensivo do hospital. Não há previsão de alta.
Oscar Niemeyer foi internado na noite dessa quarta-feira, 23, com dores abdominais. Depois de fazer exames, os médicos constataram que era preciso realizar a intervenção cirúrgica.
No dia 11 de junho deste ano,
Niemeyer foi internado no hospital Cardiotrauma de Ipanema queixando-se de dores lombares. Após uma bateria de exames, ele deixou o local às 17h10. Exames de sangue e uma tomografia indicaram apenas com lombalgia.
Em abril deste ano, o arquiteto voltou aos canteiros para acompanhar a obra do Caminho Niemeyer, em Niterói, região metropolitana do Rio. A construção de nove prédios, que irão se juntar aos três que já foram erguidos, o Museu de Arte Contemporânea, o Memorial Roberto Silveira e o Teatro Popular, formarão o maior complexo arquitetônico assinado por ele depois de Brasília.
O conjunto, que de acordo com Niemeyer é voltado para o povo e para a arte, incluirá o Museu do Cinema Brasileiro em forma de rolo de filme, uma capela dentro mar e um pavilhão de exposições, além de uma torre panorâmica de 60 metros, com vista para a Baía de Guanabara.