1 - Já sabíamos que Tereza Cristina (Christiane Torloni) de Fina Estampa não era flor que se cheire desde o começo, quando a perua humilhava publicamente sua inimiga Griselda (Lília Cabral). No entanto, a vilã inaugurou com chave de ouro sua série de maldades envolvendo quedas na escada. A primeira vítima foi um mafioso que, ao saber de seu temível segredo, foi até sua casa tentar extorquir sua fortuna. Se deu mal: foi empurrado do alto da escada de sua mansão e calado para sempre.
2- Xingar, humilhar e planejar maldades contra uma mulher que ameaça seu casamento é uma coisa. Agora fazer maldades com a própria filha – e que ainda por cima está grávida – é coisa para vilãs profissionais. Ao saber que sua filha Patrícia (Adriana Birolli) está grávida de Antenor (Caio Castro), filho de Griselda, Tereza pede que a primogênita faça um aborto. Contrária a vontade da mãe, Patrícia recebe de café da manhã um delicioso rato morto para abrir seu apetite.
3 – Não era nenhuma novidade para o telespectador que Tereza Cristina era capaz de matar. O assassinato da jornalista Marcela (Suzana Pires) – que ameaçava o segredo diante do mistério da verdadeira história da vilã – só provou o quão fria e calculista ela pode ser. Mesmo depois de um plano que não deu certo, Tereza Cristina fez uma visitinha no hospital e sufocou a jornalista com um travesseiro. Para não ser reconhecida, ela usou uma peruca loira – típico de uma diva-vilã.
4 – Já que seu marido Renê (Dalton Vigh) decidiu seguir seu coração e construir um relacionamento com Griselda, colocando um ponto final em seu casamento com Tereza Cristina, a perua não pensou duas vezes: anunciou o fechamento de seu restaurante, o Le Vemont, e demitiu Renê do posto de chefe de cozinha.
5 – Como se não bastasse ter conquistado seu marido, Griselda – após ganhar uma bolada na loteria – comprou uma mansão no mesmo condomínio onde Tereza Cristina mora. Pior! Decidiu morar na casa justamente em frente ao lar de sua desafeta. Resultado: uma Tereza Cristina tão irada que, ao saber da novidade, mandou seu braço direito Ferdinand (Carlos Machado) incendiar os aposentos do Pereirão.
6 – Amália (Sophie Charlotte), tadinha, é tão inocente e pura que acaba sendo o alvo perfeito para as maldades deTereza Cristina. A filha de Griselda quase perdeu a vida quando descobriu que havia uma cobra em seu carro. Com o susto, a moça perdeu o controle do carro e capotou, mas sobreviveu. O simpático animalzinho foi deixado lá, mais uma vez, por seu capanga Ferdinand.
7 – Não foi só Amália que sofreu nas mãos de Tereza Cristina. Quinzé(Malvino Salvador) também tornou-se bastante atrativo. O primogênito de Griselda quase se afogou ao ser empurrado por Ferdinand após beber bastante na companhia de uma bela mulher. Se não fosse sua ex-mulher, Teodora (Carolina Dieckmann) salvá-lo, o rapaz não estava mais aqui para contar a história.
8 – Faltou o Antenor, não? Negativo! Tereza Cristina tratou logo de (tentar) dar um jeito no amado de sua filha Patrícia. E ela pegou pesado ao mandar sequestrar a abandonar o estudante em um matagal. Para a fúria da vilã, Antenor sobreviveu e as desavenças com a família do Pereirão só aumentaram.
9- Matar jogando seu inimigo do alto de uma escada é tarefa para vilãs refinadas, como Tereza Cristina. Por isso, esse foi o método que a maquiavélica escolheu para executar Fred (Carlos Vieira), que pressionava a perua a respeito da promoção de chefe de cozinha no Le Velmont. Com sua morte, o mordomo Crô (Marcelo Serrado) ficou desesperado, revelando que Fred era seu amante.
10 – Na reta final de Fina Estampa, as maldades de Tereza Cristina, claro, não poderiam ficar de fora. Nos últimos capítulos, a pedido de Ferdinand, a vilã tentará – finalmente – executar sua principal inimiga: Griselda. Seu capanga dará um jeito de amarrar a portuguesa e incendiar todo o local. Pereirão vai se ver no meio do fogo, sem saída. Será que dessa vez Griselda escapa? Ou Tereza Cristina conseguirá cumprir sua maior maldade?