"O melhor do naturalismo brasileiro." Esta definição se aplica perfeitamente a
O Cortiço, em que os heróis individuais representam os tipos sociais do Rio de Janeiro, a capital do país, então em pleno crescimento. O autor denuncia a exploração do trabalho, mas não permite que sua obra se torne panfletária. Aluísio queria "reunir todos os tipos brasileiros, bons e maus, do tempo de reinado de
Dom Pedro II e compendiar, em forma de romance, todos os fatos de nossa vida pública, que jamais serão apresentados pela história".
Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo nasceu em São Luís do Maranhão, em 1857. Desde cedo ele se interessou por desenho - um instrumento que o ajudou na arte de retratar os personagens de seus romances. Pretendia estudar belas-artes em Roma, mas foi morar com o irmão, Artur, no Rio: fez a Imperial Academia de Belas-Artes e especializou-se em caricaturas, nos jornais da época.
Adaptação Livre de: Antônio Rogério Toscano
Direção: Helena Bagnoli
Personagens/Elenco: Guilherme Sant'Anna (narrador), Brian Penido Ross (João Romão), Mônica Guimarães (Bertoleza/D. Isabel/Piedade), Natália Barros (D. Estela/Pombinha/Leocádia), Hélio Cícero (Jerônimo/Botelho/Marido de Leocádia/Firmo), Inês Aranha de Carvalho (Rita Baiana/ Léonie) e Márcio Mehiel (Miranda/Henrique)
Música/Tratamento Sonoro/Produção Fonográfica: Lívio Tragtenberg e Cid Campos
Produção: Mika Winiaver
Capa: Carolina Ferman
Ilustração de Capa: Cris & Jean
Quer baixar o Livro Vivo 'O Cortiço' agora para ouvir no seu MP3? (Para baixar, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção 'Salvar link como')
A Coleção Livro Vivo foi lançada em 2000 por CARAS como item indispensável de clássicos da literatura em língua portuguesa. Alguns livros fazem parte das listas de leitura obrigatória para vestibulares. Agora, a coleção de áudio-livros está disponível no Portal CARAS.