LILY MARINHO EM HOMENAGEM DA FRANÇA

Jantar com o embaixador Pouillieute e o cônsul Goisbault

Nascida na Alemanha, criada na França e morando há 69 no Brasil, d. Lily Marinho (87) foi uma das convidadas especiais do jantar que diplomatas franceses ofereceram, no Rio, a brasileiros que já ganharam a medalha da Ordem Nacional da Legião de Honra da França.

A condecoração, criada em 1802 por Napoleão Bonaparte (1769-1821), é dada a civis e militares por serviços prestados à nação. “Lá fora, as pessoas respeitam muito quem recebe esta medalha. Eu tenho orgulho de ter sido agraciada. Apesar de o Brasil ser o meu país, a França ainda está muito presente em minha vida”, disse Lily, presidente de Honra da Ordem, que recebeu a comenda há dois anos por seu engajamento cultural e social.

O cônsul-geral da França no Rio, Hugues Goisbault (58), e o embaixador do país no Brasil, Antoine Pouillieute (58), recepcionaram os homenageados na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa. O objetivo também era o de aproximar ainda mais os dois países – em 2009, será comemorado o Ano da França no Brasil. Na Julieta de Serpa, a viúva do empresário Roberto Marinho (1904-2003) foi recebida pelo casal Beth (55) e Carlos Alberto Serpa (65). Proprietários do local, eles também confraternizaram com Anna Maria (87) e o marido, João Havelange (92), presidente de honra da Fifa, uma das personalidades brasileiras que receberam a condecoração. “Encontros como esse são de grande repercussão”, afirmou Havelange.

No elegante jantar, os convidados puderam parabenizar também Hugues Goisbault, que horas antes recebera a Medalha do Pacificador, importante comenda dada pelo Exército brasileiro. “É um dos melhores prêmios que um diplomata como eu pode receber”, disse o cônsul-geral.