CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Zé Roberto: 'Jogo tênis e faço hipismo'

Técnico da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei, José Roberto Guimarães conta com exclusividade à CARAS Online que adora fazer hipismo e que procura ficar perto do neto durante período no país

Redação Publicado em 23/05/2011, às 15h15 - Atualizado em 28/06/2011, às 00h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Técnico José Roberto Guimarães - Site Oficial CBV
Técnico José Roberto Guimarães - Site Oficial CBV

De volta ao Brasil, após temporada na Europa, o técnico da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei e atual treinador do clube turco Fenerbahce, pelo qual conquistou, na última quarta-feira, 11, o título nacional, José Roberto Guimarães tenta aproveitar o pouco tempo que tem no país para ficar perto do neto, Felipe, conforme declarou em conversa com a CARAS Online. "Tento curtir ele na medida do possível, pois estou muito corrido. Ele está começando a falar e está muito engraçadinho".

Zé Roberto também revelou que, sempre que possível, pratica seus dois esportes prediletos, além do vôlei. "Tenho dois hobbies. Jogo tênis e faço hipismo. Na Turquia montei apenas uma vez, pois treino duas vezes por dia e fico com pouco tempo de me locomover até o local onde posso praticar. Voltei a montar agora que estou no Brasil."

Apesar das saudades, o treinador mostrou estar bem adaptado em Istambul, cidade do Fenerbahce. "É uma experiência muito positiva. Já tinha ido a Turquia anteriormente para jogar, e esse lugar já havia me chamado a atenção. Quando houve o convite do clube, fui antes para avaliar e gostei muito da estrutura. Estou muito feliz. Hoje, a Turquia é uma das principais economias da Europa. É um aprendizado importante." Prova disso é a renovação de contrato para a próxima temporada, mostrando que, por enquanto, não pensa em voltar ao Brasil.

Já pensando nas Olimpíadas de Londres, na Inglaterra, em 2012, Zé Roberto pretende aproveitar as próximas competições na Europa para analisar os prováveis adversários. "Ano que vem será muito importante. Ano de Olimpíadas. O fato de estar lá é muito bom para aprender sobre minhas rivais. Muito bacana ter esse intercâmbio", disse.

Quando perguntado sobre a diferença de treinar homens e mulheres, o técnico campeão olímpico com a Seleção Masculina em 1992, em Barcelona, na Espanha, e com a Seleção Feminina em 2008, em Pequim, na China, não teve dúvida em responder: "Muito diferente. Treinar homens é mais simples, é muito mais direto, as coisas se resolvem mais facilmente. A mulher é muito mais emocional, mais sentimental. Todo dia tem uma mudança. É bem diferente. Além de que a velocidade do jogo é outra. O 'rali' do jogo das mulheres é mais longo, elas tocam mais vezes na bola. São técnicas diferentes também".

Antes de finalizar a entrevista, descobrimos que José Roberto Guimarães é um grande amigo do craque de futebol Alex, que também veste a camisa do Fenerbahce, só que nos gramados. "Eu e o Alex somos bem amigos. Ele assiste aos meus jogos, e eu assisto aos dele. Até mandei uma mensagem pra ele neste domingo (22) parabenizando-o pela conquista do título do campeonato turco, que o clube estava precisando bastante. Para ele comemorar muito", concluiu.