Com 12 indicações no total, o britânico ‘O Discurso do Rei’ é liderança na lista de concorrentes ao Oscar 2011, divulgada nesta terça-feira, 25. ‘Bravura Indômita’, ‘A Rede Social’ e ‘A Origem’ estão entre os destaques
Redação Publicado em 25/01/2011, às 13h14 - Atualizado às 22h36
Uma produção britânica se destacou na lista de concorrentes ao Oscar 2011, que foi divulgada nesta terça-feira, 25, em Los Angeles. O longa O Discurso do Rei recebeu, ao todo, 12 indicações, incluindo melhor filme, melhor ator (Colin Firth), melhor ator coadjuvante (Geoffrey Rush), melhor atriz coadjuvante (Helena Bonham Carter), melhor diretor (Tom Hooper), melhor roteiro original, e categorias técnicas.
Bravura Indômita, novo dos Irmãos Coen, aparece na sequência com 10 indicações, sendo algumas delas melhor diretor, melhor filme, melhor ator (Jeff Bridges), melhor roteiro adaptado, entre outros. O favorito A Rede Social recebeu apenas oito indicações, empatando com o longa de ação A Origem, com Leonardo DiCaprio no elenco.
Essas produções estão na categoria melhor filme ao lado de Cisne Negro, que também recebeu indicação de melhor atriz para sua protagonista, Natalie Portman; O Lutador, com Christian Bale liderando o favoritismo ao prêmio de melhor ator coadjuvante; Minhas Mães e Meu Pai, que aposta também no Oscar de melhor atriz para Annette Bening; 127 Horas, a animação Toy Story 3 e Inverno da Alma.
O espanhol Javier Bardem recebeu indicação de melhor ator pelo longa Biutiful, um dos favoritos entre os indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O vencedor ao Globo de Ouro da mesma categoria, o dinamarquês Em Um Mundo Melhor, também aparece entre os concorrentes.
A cerimônia do Oscar, que acontece no dia 27 de fevereiro em Los Angeles, apresentado pela dupla de atores James Franco (de 127 Horas, que foi indicado ao Oscar de melhor ator) e Anne Hathaway, é um evento de gala recheado de celebridades da nata hollywoodiana.
A categoria de atrizes vai garantir muita elegância e vestidos suntuosos no tapete vermelho, uma vez que beldades como Nicole Kidman (por Rabbit Hole), Michelle Williams (por Blue Valantine) e Amy Adams (esta última indicada ao prêmio de melhor atriz coadjuvante por O Lutador), estão entre as concorrentes do ano ao prêmio de melhor atriz.
Brasil
A indicação do Brasil ao Oscar de melhor filme estrangeiro - o longa Lula, Filho do Brasil - não ficou entre os finalistas para concorrer na categoria. Contudo, o documentário Lixo Extraordinário, que retrata o trabalho do artista plástico Vik Muniz, brasileiro radicado em Nova York, marca presença brasileira na premiação. Vale lembrar que o filme é dirigido por dois brasileiros, João Jardim e Karen Harley, e também pela inglesa Lucy Walker. O trabalho de Vik é bem conhecido por seus conterrâneos, já que parte de seu estudo mostrado no documentário serviu de base para a abertura da novela Passione.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade