O elenco e direção do filme Heleno se reuniram na noite desta terça-feira, 13, para a première no shopping Iguatemi, em São Paulo. O longa-metragem retrata a vida do jogador de futebol Heleno de Freitas (1920 - 1959), que ganhou fama nos anos 1940 pelo seu talento e experimentou o declínio na década seguinte após contrair sífilis. Ronaldo Nazário (35), Bruna Lombardi (59), Alice Braga (28) e Claudia Abreu (41) assistiram à sessão.
Estrela principal, Rodrigo Santoro (36) precisou emagrecer 12kg e se aprimorar no esporte para interpretar o atleta. Entretanto, ele falou à CARAS Online a maior dificuldade que enfrentou para trazer às telonas um Heleno mais verossímil possível. “O mais difícil foi tentar trazer humanidade. Quando comecei a pesquisar eu via muitos adjetivos, de que ele era irascível, um bad boy, um cavalheiro nos bailes. Eu precisava saber quem era o homem por trás das polêmicas e dos adjetivos”, analisou o ator.
A entrega ao papel, segundo Santoro, fez com que ele “levasse” o personagem para casa no período de pesquisa. Entre as filmagens, o galã procurou “se desconectar um pouco”: “Procurava colocar o meu foco em outras coisas como ler um livro que não tinha a ver com o que estava fazendo. Isso até para deixar a mente descansar “.
Para contar a história do craque mulherengo e boêmio, Alinne Moraes (29) foi a escolhida para dar vida à Silvia, esposa de Heleno. “Ela não vive num mundo fantástico, ela sabe quem é o Heleno. Ela sabe que ele não é um príncipe encantado, que ele tem as suas qualidades, defeitos e compra todo o 'pacote'. Ela é uma grande parceira”.
Emocionada, a atriz elencou o que acredita que irá conquistar os espectadores: “A fotografia, o roteiro, a sensibilidade, a poesia, o trabalho dos atores. Chega a me arrepiar. Eu acho que todo mundo vai sair com um nó na garganta. É muito simples. É na simplicidade, às vezes é num bom dia em que está toda a trama”.
Dedicada ao lançamento do filme, Alinne, que acabou de finalizar as filmagens de O Vendedor de Passados, de Lula Buarque com Lázaro Ramos (33) no elenco, contou uma curiosidade de bastidores sobre a parceria com Santoro. “Trabalhamos juntos em Mulheres Apaixonadas, mas como casal foi a primeira vez. É uma pessoa muito focada, muito dedicada. Na fase em que ficamos 40 dias parados com o filme para que ele pudesse emagrecer, assim que eu apareci no set ele estava muito magro e eu me assustei. Na minha frente ele parecia uma pessoa doente. Aquele susto inicial eu usei até para a personagem” , relembrou.
O resultado, que poderá ser conferido pelo público a partir do dia 30 de março, foi, para o diretor José Henrique Fonseca, “nota 10”. “Eu fiz o filme com o maior rigor possível e a maior dedicação possível”. A respeito da estética em P&B, o cineasta explicou: “O preto e branco traz a magia, é a fantasia. Eu queria trazer essa coisa lúdica porque o filme já é muito dramático”.