GLOBAIS VETERANAS EM MODA BRILHAM
A 20ª EDIÇÃO DO SÃO PAULO FASHION WEEK MOSTRA INVERNO CALIENTE E CHARMOSO
Redação Publicado em 30/01/2006, às 10h26
por Ana Lígia Sampaio, Ana
Claudia Duarte e Alberto Santiago
Na semana que registrou temperaturas recordes de verão - o pico foi no domingo, 22, com 34,1°C, mais alta desde 1999 -, a capital paulista mostrou o que o país vai vestir no próximo inverno. A 20ª edição do São Paulo Fashion Week, evento criado por Paulo Borges (41), entre os dias 18 e 23, trouxe 46
desfiles e custou aproximados 6 milhões de reais. Pelo pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, passaram cerca de 500 modelos, 1 500 jornalistas do Brasil e outros 100 internacionais, e um público estimado em 14 000 pessoas por dia. Houve ainda desfiles no Museu de Arte Moderna e em pontos diversos da cidade, como o Teatro Faap e o Museu do Ipiranga.
Nas passarelas, tops e new faces dividiram aplausos, mas quem brilhou mesmo foram três novas estrelas da TV. Veteranas de passarela, a gaúcha Letícia Birkheuer (27), que vive Erica em Belíssima, e a paranaense Michelle Alves (25), o corpo da vinheta de abertura da trama global, arrebataram corações -Letícia exclusiva para a Ellus, de Adriana Bozon (34) e Nelson Alvarenga (54), e Michelle em x participações. Fernanda Lima (28), a Diana de Bang Bang, matou saudades dos tempos de modelo na Neon, de Dudu Bertholini (25) e Rita Comparato (25). "Aceitei o convite nahora!", disse ela, fazendo bonito no show que sugeria striptease.
Caroline Ribeiro (26) foi exclusiva da Osklen, de Oskar Metsavaht (42); Marcelle Bittar (23) brilhou para a Zoomp, de Renato Kherlakian(55); e Isabeli Fontana (22), a sra. Henri Castelli (27), enlouqueceu fãs da Rosa Chá, de Amir Slama (40) - única grife de praia. Carol Trentini (18) foi a recordista de vai-e-vem: fez 31 desfiles, como o de André Lima (35).
O desfile de Lino Villaventura (53) foi aplaudidíssimo pelos uso de materiais nobres e cores vibrantes. E ele quebrou o protocolo ao parar na passarela para reverenciar Regina Guerreiro, ditora de moda de CARAS.
Oriunda do Fashion Rio, Patricia Viera (47) arrebatou corações paulistanos ao transformar o couro em peças clássicas e atemporais. Daniele Jensen (30), da Maria Bonita, outra grife do Rio, ganhou iguais aplausos com saias e vestidos ultrafemininos e sobreposições em tule.
Para a Cori, Alexandre Herchcovitch (33) buscou na dança flamenca boa dose de sensualidade. "Não importa idade ou nacionalidade, a mulher quer vestir uma roupa e se sentir bem, bonita e confiante", comentou a apresentadora comercial Gigi Monteiro (33). De volta ao evento depois de uma emporada "fechada" para balanço, a Alphorria de Edna Thibau (47) mostrou o que melhor sabe fazer: calças e camisas sequinhas para o dia e vestidões para a noite. Ronaldo Fraga (37) criou uma humorada festa no céu e causou frisson no fim do desfile, ao empurrar as modelos na piscina de bolas brancas.
No tradicional Museu do Ipiranga, a versão feminina da grife Cavalera mostrou sua moda inverno ao ar livre, sob um sol escaldante. Amplas saias rodadas e a renda renascença, feita por artesãs da Paraíba, foram o destaque.
"Não sou muito ligado em moda mas acho desfiles superbacanas. O que mais uso é jeans, camiseta e tênis", disse Nelsinho Piquet (20), com a namorada, Helena Bordon (17), filha de Donata Meirelles (36), diretora de marcas importadas da Daslu. O casal assistiu ao desfile jovem e colorido da Triton, de Tufi Duek (51), que buscou inspiração no Pequeno Príncipe.
O baile de máscaras dark com predomínio de tons escuros e decotes profundos do estilista Samuel Cirnansck (30) encantou o público. Caio Gobbi (30) também se inspirou em filmes vampirescos para criar sua coleção com golas góticas, crucifixos, além de usar e abusar do xadrez.
O desfile da estilista paulista Erika Ikezili (29), inspirado nos provérbios de Salomão e nos problemas ambientais, trouxe cintos com palavras como "respeito", "vida" e "longevidade", e foi apresentado no Museu de Arte Moderna. "Acho muito importante que alguns desfiles sejam aqui e, nesta edição, uma sala do museu se tornou oficial", comemorou Milú Villela (58), presidente do MAM, lembrando que o agradável local já havia sido palco para a moda brasileira. Ao lado de Gabriel Chalita (36), secretário estadual da Educação de São Paulo,ela conferiu as novidades da moda inverno.
Longos plissados e tecidos fluidos como cetim e georgete de seda marcaram o sempre esperado desfile da Forum. "Vi concretizado na passarela extamente o que eu havia imaginado. Isso me deixa realizado", comentou Tufi Duek, no backstage de seu desfile.
As peças verde-limão da Vide Bula chamaram a atenção. A festejada Clô Orozco (54) arrancou suspiros com a sua Huis Clos e a Zapping, de Renato Kherlakian, mostrou a moda jovem e casual com microssaias e jaquetinhas.
"Adoro assistir aos desfiles do São Paulo Fashion Week. Pena que Luana não pôde me acompanhar, por causa de gravações e outros compromissos. Ela está numa correria só. Eu também, mas aproveitei uma brecha para vir ao evento com a minha irmã Paola", contou Ricardinho Mansur (31).
A inspiração na renascença italiana misturada com bikers marcou o desfile de Alexandre Herchcovitch para sua marca própria, que comemorou dez anos de participação no evento.
A elegante Silvia Pfeifer (47) acompanhou tudo ao lado das belas Ana Furtado (30), Luiza Mariani (24) e Guilhermina Guinle (31). "Adoro conferir as tendências", disse a mulher do ator José Wilker (60). O SPFW termina com papel solidário - literalmente. A decoração do prédio da Bienal, feita com 9 toneladas de papelão encaixado como origami, um trabalho da cenógrafa Daniela Thomas (46), seria toda reciclada e vendida em prol da Oficina de Moda, ONG que capacita costureiras.