Felipe Camargo, que interpreta o Duque Petrus em ‘Cordel Encantado’, conta como é atuar usando uma máscara e quais foram as técnicas utilizadas para fazer este personagem
De fato, Felipe Camargo (51) está interpretando um dos personagens mais complexos de sua carreira. Diferente de todos os outros papéis que já fez, o ator fala da dificuldade de atuar utilizando uma máscara e sem poder mostrar expressões faciais ou falar, obstáculos impostos ao intérprete de Duque Petrus no início da novela Cordel Encantado. “Eu ficava muito limitado. Tinha que expressar toda a minha emoção somente através do meu corpo. Mas consegui usar na interpretação todos os elementos e privações que foram trazidas a mim”, declarou ao site oficial da trama.
Na novela, seu personagem foi traído e enganado pela própria esposa, Úrsula (Débora Bloch, 48), que o prendeu em uma máscara de ferro e o colocou em uma masmorra. 20 anos mais tarde, ele conseguiu fugir e partir para Brogodó, onde, com a ajuda de Zenóbio (Guilherme Fontes, 44) e Florinda (Emanuelle Araújo, 35), consegue se livrar da máscara.
A peça usada por Felipe pesa cerca de três quilos, o que dificultou um pouco o trabalho, mas, por outro lado, fez o ator sentir de verdade o peso da clausura. “No verão foi mais complicado, porque o metal esquentava; mas todos esses elementos e dificuldades me ajudaram a compor o personagem”.
Agora, sem a máscara, o Duque quer vingança. “O público está louco para ver uma vingança real do Petrus”.
Cordel Encantado, novela das 6 da Rede Globo, vai ao ar de segunda a sábado.