CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Dominguinhos está ‘minimamente consciente’, diz boletim médico

O músico Dominguinhos continua sem previsão de alta e, do ponto de vista neurológico, apresenta estado minimamente consciente

Redação Publicado em 19/03/2013, às 08h53 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dominguinhos - Arquivo CARAS
Dominguinhos - Arquivo CARAS

José Domingos de Morais, o Dominguinhos (72), permanece internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, demonstrando discretos sinais de recuperação, de acordo com boletim médico divulgado na segunda-feira, 18.

Desde que foi transferido para o hospital paulistano, em 13 de janeiro, o músico teve melhora do quadro cardiológico, respiratório e renal. Além disso, “do ponto de vista neurológico, ele apresenta estado minimamente consciente, demonstrando discretos sinais de recuperação”, informou o boletim, acrescentando que o paciente permanece sem previsão de alta.

Histórico
O estado de saúde do sanfoneiro começou a se agravar quando uma arritmia cardíaca e uma infecção respiratória o levaram a ser internado no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Santa Joana, em Recife, no dia 17 de dezembro.

No dia 22 do mesmo mês, o músico precisou passar por uma cirurgia para a colocação de um marca-passo cardíaco temporário por conta da arritmia. Aos poucos, Dominguinhos apresentou uma leve melhora até que no dia 2 de janeiro a sedação foi suspensa.

No dia 4 de janeiro, o paciente precisou fazer uma traqueostomia, além de necessitar de ventilação mecânica. No dia 6, ele iniciou as sessões de hemodiálise. Mesmo sem estar sedado, Dominguinhos era incapaz de se comunicar. No dia 9 de janeiro, ele sobreviveu a uma parada cardíaca e começou a tomar remédios para controlar os batimentos.

A pedido da família, Dominguinhos foi transferido no dia 13 de janeiro de Recife para a Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde já tratava uma neoplasia pulmonar.

Em agosto de 2011, o músico já tinha cancelado shows por conta de seu estado de saúde. Na época, ele foi internado com falta de ar em decorrência de um problema anterior no coração, que o obrigou a ser submetido a um cateterismo e uma angioplastia. Dominguinhos luta contra um câncer de pulmão há sete anos e também sofre com diabetes.