Para fazer a receita penne ao ragu de ossobuco de vitela
Redação Publicado em 11/01/2011, às 00h35
Provavelmente originário da região dos Andes, o tomateiro (Lycopersicum esculentum, Mill.) foi levado do México para a Europa no século XVI. Seu nome, derivado do asteca tomatl, tornou-se pome d'amor (fruto do amor, pois era tido como afrodisíaco) na França e pome d'ouro, depois pomodoro, na Itália, aonde chegou primeiro o tipo amarelo. No século XIX os italianos começaram a produzir a conserva do fruto pelado, que chegaria ao Brasil só nos anos 1990. Hoje já há produtores nacionais. A diferença é que os italianos só usam os tipos bem firmes e carnudos e seu suco. No Brasil, como não há exigência quanto ao tipo, é comum a adição de agente de firmeza (cloreto de cálcio) e acidulante (ácido cítrico). Versátil e prático, o pelado é ótima base de molhos, pois vem sem tempero. Além disso, faz bonito em risotos, recheios, sopas, ensopados, peixadas, bolos salgados e muito mais.
SaúdeÉ bom para
Quem quer perder peso, pois tem poucas calorias, e se prevenir contra os cânceres de próstata, de pâncreas e cervical, por conter licopeno, que é antioxidante e anticancerígeno.
É ruim para
Pessoas com restrição de potássio, que devem desprezar em especial o suco e as sementes, ou que vivem crises de gota, pois colabora com o acúmulo de ácido úrico no sangue.
Ficha técnica
100 g de tomate pelado contêm:
Calorias - 20
Proteínas - 0,929 g
Carboidrato - 4,29 g
Fibras - 1,3 g
Vit. B1 - 0,045 mg
Vit. B2 - 0,031 mg
Vit. B6 - 0,09 mg
Niacina - 0,733 mg
Vit. C - 15,1 mg
Vit. E - 0,38 mg
Cálcio - 26 mg
Cobre - 0,11 mg
Ferro - 0,608 mg
Fósforo - 19 mg
Magnésio - 12 mg
Potássio - 221 mg
Sódio - 163 mg
Como se escolhe
Supermercados, sacolões e mercearias vendem tomate pelado. Não compre latas estufadas, com sinais de sujeira ou de ferrugem. O rótulo deve trazer dados sobre produtor e importador (se houver) e prazo de validade. Em geral dura 24 meses, mas quanto mais novo, melhor. Confira também os pesos bruto e drenado - é este que deve servir de comparação, além do valor nutricional e os ingredientes (de preferência, só tomate e seu suco). Se ainda não tem uma marca preferida, compre três, abra as latas ao mesmo tempo e compare a cor, o sabor e o aspecto do fruto, que deve estar inteiro, sem restos de pele. Avalie a relação custo/benefício e então escolha.
Minha receitaPenne ao ragu de ossobuco de vitela
Ingredientes (para 4 porções): 4 ossobucos de vitela, 2 col. (chá) de sal, 1/2 col. (chá) de pimenta-do-reino moída na hora, 1/2 xíc. de farinha de trigo, 1 xíc. De óleo de soja, 1 cenoura média cortada em 4 pedaços, 1/2 cebola média picada em 4 gomos, ½ talo de salsão picado, 400 g de tomates pelados em conserva picados grosseiramente, 450 ml de caldo de carne caseiro, 250 g de penne de grano duro Petybon, azeite de oliva trufado e queijo grana padano partido em lascas.
MODO DE PREPARO:
Tempere os ossobucos com 1 col. (chá) de sal e a pimenta. Empane na farinha e doure em 1/2 xíc. de óleo aquecido. Reserve sobre papel-toalha. Aqueça o óleo restante e refogue cenoura, cebola e salsão por 10 min. Junte a carne, o tomate e o caldo. Cozinhe por 40 min. Separe os legumes. Ponha o molho e o ossobuco na assadeira e cubra com papel-alumínio. Asse por 30 min em forno preaquecido em temperatura média. Separe a carne dos ossos, pique e reserve. Com uma colher pequena, retire o tutano. Ponha numa panela com o molho e cozinhe por 5 min. Junte a carne. Cozinhe a massa em 2 e 1/2 litros de água fervente e o sal restante até ficar al dente. Escorra e sirva com o ragu. Regue com o azeite trufado e cubra com o queijo.
Drink do DerivanGelatina de Espumante e Lichia.
Este coquetel delicioso, bem indicado a dias quentes, é do livro Os Melhores Drinks da Royal Collection, coletânea com as 72 melhores receitas de coquetel feitas por mim distribuída gratuitamente a quem comprou nas bancas a edição 890 de CARAS.
Ingredientes: 1 xíc. de lichias em conserva (frutas mais calda), 2 xíc. de espumante, 1/2 xíc. de açúcar e 2,5 g de ágar-ágar.
Modo de preparo: Bata lichias e calda no liquidificador. Coe. Reserve. Ferva espumante e açúcar numa panela, em fogo baixo, mexendo, até açúcar dissolver. Junte suco de lichia. Ao ferver, ponha ágar-ágar e vá mexendo até dissolver. Passe para taças e deixe gelar por 1 hora. Sirva decorado com pedacinhos de lichia.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade