Para fazer o penne in cartoccio, que será servido com whisky
Redação Publicado em 08/02/2010, às 17h14 - Atualizado às 17h28
O mascarpone, criado na Lombardia, região no norte da Itália, é um dos mais nobres e requintados derivados do leite. Branco e cremoso, lembra creme de leite batido e concentrado, mas com textura mais firme. É muito usado na Itália em molhos para massas e para acompanhar frutas e doces. O grande prato feito com o queijo na Lombardia é o tagliatelle al mascarpone, preparado da seguinte forma: põe-se no prato boa porção do queijo ao qual se incorpora uma gema. Cozinha-se a massa al dente e se junta ao prato. Põe-se pimenta-do-reino branca e se mistura. Serve-se polvilhado com parmesão ralado. A mais famosa receita italiana com mascarpone, porém, é o tiramisù, doce feito intercalando-se camadas de biscoitos ingleses embebidos em café e amareto e creme feito com mascarpone, gemas, leite e claras em neve. Finaliza-se polvilhando chocolate. O tiramisù é servido gelado.
SaúdeÉ bom para
Ser consumido com moderação, pois fornece vitaminas lipossolúveis e ácidos graxos essenciais, além de uma pequena quantidade de cálcio, fósforo e outros minerais.
É ruim para
Pessoas com restrição de colesterol ou com doenças cardiovasculares, porque é rico em colesterol e também em gorduras saturadas, que devem ser restritas nesses casos.
Como se escolhe
Pode ser encontrado nos bons supermercados, nos melhores empóreos e nas casas de produtos importados. Deve estar sempre nos balcões refrigerados. O mascarpone nacional pode ser adquirido nos mercados ou mercearias com mais facilidade. Costuma vir em pote plástico com tampa e deve estar intacto. Verifique se não há abaulamento na tampa, o que pode indicar contaminação. Verifique ainda o registro no Ministério da Agricultura e a data de validade, que deve ser de 15 dias, desde que conservado a 4 graus. Ao abrir, verifique se está branco, cremoso, ligeiramente aerado, sem nenhuma mancha na superfície ou viscosidade.
Minha ReceitaPenne di mare in cartoccio
INGREDIENTES (para 4 porções): 60 g de funghi porcini, 100 ml de vinho branco, 1/2 kg de camarões limpos, 3 col. (chá) de sal, 400 g de penne, 1 xíc. de manteiga, 6 col. (sopa) de azeite, 100 g de shiitakes frescos picados, 100 g de shimejis frescos, 100 g de cogumelos Paris picados, 3 alhos picados, 1 pitada de pimenta-doreino, 2 xíc. de creme de leite pasteurizado, 4 col. (sopa) de mascaporne, tomilho e salsa.
MODO DE PREPARO: Deixe o funfhi de molho por 24 horas no vinho. Despeje em peneira e pique o funghi em tiras finas. Reserve. Tempere camarões com 1 col. (chá) de sal. Reserve. Cozinhe o penne al dente em 4 litros de água e sobra de sal. Retire do fogo. Escorra. Reserve. Em panela grande, aqueça manteiga e 2 col. (sopa) de azeite. Junte porcinis, shiitakes, shimejis e cogumelos Paris. Refogue, mexendo às vezes, por 3 min. Acrescente alho, camarões e pimenta-do-reino. Cozinhe, mexendo às vezes, até os camarões mudarem de cor. Junte a massa. Cozinhe, mexendo às vezes, por 1 min. Retire do fogo e misture o creme de leite. Divida em 4 pedaços de papel-alumínio (30 cm x 22 cm). Junte mascarpone e feche. Arrume numa assadeira. Asse a 200 graus por 5 min. Retire. Sirva quente regado com azeite restante e decorado com tomilho e salsa.
Ficha Técnica
100 g de queijo mascarpone contêm:
Calorias - 397
Proteínas - 2,36 g
Glicídios - 3,21 g
Gordura - 42,6 g
Colesterol - 158 mg
Vit. A - 484 RE
Folacina - 4,26 mcg
Ác. pant. - 0,293 mg
Vit. D - 1,49 mcg
Vit. E - 1,15 mg
Cálcio - 73,9 mg
Magnésio - 8,07 mg
Fósforo - 71,5 mg
Potássio - 86,5 mg
Selênio - 0,676 mcg
Sódio - 43,2 mg
Zinco - 0,264 mg
Drink do Derivan
Manhattan Foi criado em 1874 para comemorar a eleição de Samuel James Tilden como Governador do Estado de Nova York. A criação do drink foi um pedido da socialite americana Jenni Jerome, que se casaria com o lorde inglês Randolph Henry Spencer-Churchill e se tornaria mãe de Winston Churchill. Preparado com whisky, vermute e angustura, se tornou um dos mais famosos da coquetelaria internacional.
Ingredientes: 4 pedras de gelo, 50 ml de whisky americano, 20 ml de vermute tinto, 3 gostas de angustura e 1 cereja.
Modo de preparo: ponha o gelo num copo misturador. Junte os ingredientes. Misture. Sirva num copo de whisky da Royal Collection enfeitado com a cereja.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade