Jeremy Irons, Jonathan Dayton, Valerie Faris, Marina Abramovic e Iain Canning estão entre os convidados do primeiro fim de semana do Festival do Rio 2012, que acontece entre 27 de setembro e 11 de outubro. Confira alguns nomes da lista!
Vencedor do Oscar por O Reverso da Fortuna, o inglês Jeremy Irons (64) desembarca no próximo dia 6 de outubro no Rio para divulgar Trashed, documentário ambiental produzido e narrado pelo ator, uma das atrações do Festival do Rio 2012. Antes dele, a dupla de diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris – que fez sucesso com o filme A Pequena Miss Sunshine – chega à cidade no dia 26 de setembro, com seu novo longa, Ruby Sparks, comédia romântica com o casal indie queridinho do momento nos Estados Unidos, Paul Dano e Zoe Kazan.
O Festival do Rio acontece de 27 de setembro a 11 de novembro em cerca de 40 pontos espalhados pela cidade e 25 salas de cinema, exibindo mais de 400 filmes de aproximadamente 60 países. A esses nomes se juntam outros como os do diretor inglês Roland Joffé, que apresenta Encontrarás Dragões: Segredos da Paixão, drama sobre a guerra civil espanhola com Rodrigo Santoro no elenco; e o francês Leos Carax, que dirigiu Holy Motors, um dos sucessos do último Festival de Cannes. Outro diretor, o espanhol Fernando Trueba vai apresentar El Artista y la Modelo. A mostra Imagens de Portugal contará com a presença da diretora Teresa Villaverde (com Cisne) e João Pedro Rodrigues, que ganha retrospectiva e chega ao Rio no próximo dia 6 de outubro.
Destaque, ainda para a badalada artista plástica sérvia Marina Abramovic, tema de dois documentários sobre sua carreira na Mostra Itinerários Únicos: Marina Abramovic The Artist is Present, de Matthew Akers; e Bob Wilson’s Life & Death of Marina Abramovic, dirigido por Giada Colagrande.
Alguns brasileiros com produções internacionais também estão na lista. Entre eles, o ator Marcio Garcia, que dirige seu segundo longa com elenco hollywoodiano (Camilla Belle, Andy Garcia, Colin Egglesfield), Open Road; e o roteirista Mauricio Zacharias, tradicional parceiro de Karim Aïnouz, que vive há mais de 20 anos em Nova York, e escreveu Deixe a Luz Acesa, com Ira Sachs. A produção é a versão para o cinema da conturbada relação de Ira Sachs com o agente literário Bill Clegg – que transformou a história no best seller Retrato de um Viciado Quando Jovem.
Pelo RioMarket, Chris Newman (Oscar de Melhor Som pelos filmes O Paciente Inglês, Amadeus e O Exorcista) ministra workshop de som; Frank Spotnitz (Arquivo X) dá aula sobre roteiro para TV. O maquiador Dean Jones (Piratas do Caribe e X-Men: Primeira Classe) e a figurinista Audrey Fisher (That 70s Show, Milk - A Voz da Igualdade e True Blood) também confirmaram presença.