A designer de joias Clementina Duarte reuniu amigos na abertura de exposição que reúne peças confeccionadas desde a década de 1960
Clementina Duarte foi prestigiada por amigos na abertura da exposição Clementina Duarte – A Arte e o Design da Joia Contemporânea no último 15 de outubro.
A mostra apresenta uma coleção de joias confeccionadas pela designer da década de 1960 até os dias atuais. Suas criações são inspiradas na arquitetura brasileira barroca e moderna, nos temas geométricos e da natureza.
Sob a curadoria de Denise Mattar serão apresentadas 90 peças confeccionadas em ouro e prata com diamantes, pérolas, ônix, águas-marinhas e topázios, entre outras pedras preciosas brasileiras.
“Joia de arte é aquela que contém um estilo pessoal, facilmente reconhecível, expressão do universo criativo do artista", declarou a curadora. "É a joia que se integra na linguagem plástica de sua época, desperta interesse e transmite uma emoção semelhante a da escultura e da pintura. A joia é documento de uma época expressando a cultura e a história de um país ou de uma civilização em seus diversos períodos, uma vez que os metais e as pedras preciosas são eternos".
Clementina é uma das mais importantes representantes da joalheria artística no Brasil. É arquiteta e estudou design em Paris, Londres e Helsinque, recebendo diversos prêmios de destaque do ramo.