CEBOLA TRITURADA
A cebola é essencial na cozinha. Mas não é fácil mexer com ela, pois seu manuseio pode causar lacrimejamento, devido aos compostos voláteis irritantes. Mesmo assim, é preferível usar cebola fresca, que é mais saborosa. Quem não gosta de passar por aqueles incômodos já encontra uma alternativa no mercado: a cebola triturada.É prática e boa opção também para quem cozinha de vez em quando, já que ajuda a evitar desperdícios. A cebola (Allium cepa L.) pertence à família das liliáceas. É uma herbácea cuja parte comestível é subterrânea. Trata-se de um caule bulboso constituído por camadas de túnicas carnosas e suculentas formadas pelo espessamento das camadas do caule. As túnicas externas são finas e secas. A parte aérea não é comestível. Ela se constitui de folhas verdes, finas, em fitas pontiagudas. Novas e frescas, também podem ser usadas como tempero. Costuma-se colher a cebola quando as folhas velhas começam a secar e as túnicas externas dos bulbos adquirem a coloração da variedade. As cebolas podem ser roxas, marrons, amarelas ou brancas. Podem também ter formatos variados - ovaladas, globulares ou achatadas - e diâmetros diferentes. O ciclo, da semeadura à colheita, varia de 140 a 200 dias. Depois de colhidas manualmente com a rama, vão à cura, ficando dois a três dias ao sol, no campo, para perder a umidade excessiva. A cura se completa à sombra, em galpão, e dura 20 a 60 dias. Estão prontas para ser vendidas frescas ou para ser desidratadas ou trituradas. De sabor acre, adocicado e com textura crocante quando fresca, é muito versátil. Sozinha ou com alho, picada ou triturada, pode-se refogar com óleo ou azeite e condimentar pratos como arroz, feijão e legumes. Mas compõe também recheios para tortas e quiches, sopas, bolinhos e outras iguarias. Receitas, produção e estilismo culinário:Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais:Neide Rigo, nutricionista.
É ruim para Consumir em excesso, pois pode provocar irritação gástrica e mau hálito; e pessoas que têm predisposição a flatulências e retocolite, porque forma gazes. É bom para Estimular a secreção estomacal e a biliar, facilitando a digestão; e contribuir na dieta com um incremento de vitaminas, como a C, além de minerais, como o potássio.
100 g de cebola triturada contêm: Calorias - 38 Proteínas - 1,16 g Glicídios - 8,63 g Gordura - 0,16 g Fibras - 1,6 g Vit. B6 - 0,116 mg Niacina - 0,148 mg Folacina - 19 mcg Ác. pant. - 0,106 mg Zinco - 0,19 mg Vit. C - 6,38 mg Vit. E - 0,13 mg Cálcio - 20 mg Cobre - 0,06 mg Ferro - 0,22 mg Magnésio - 10 mg Fósforo - 33 mg Potássio - 157 mg Selênio - 1,6 mcg Sódio - 3 mg
Nos supermercados, em geral no setor de hortifrútis, pode haver opções mais artesanais, com vida de prateleira menor, ideais para comprar e usar logo. Há nas gôndolas de temperos prontos as industrializadas, com maior tempo de duração, que podem ser deixadas na geladeira. No primeiro caso, veja se está branca, no prazo de validade e se o cheiro é característico. Cebolas trituradas industriais podem ter sal e um acidulante para preservar sabor e cor. Em compensação, o vidro poderá ser guardado na geladeira por alguns dias depois de aberto, respeitando sempre, claro, a orientação do rótulo. Veja a data de fabricação e escolha a mais fresca. A tampa não pode estar abaulada nem enferrujada.
Para triturar cebola em casa, escolha bulbos firmes e secos, com túnicas externas secas e quebradiças. Lave bem. Faça um corte de comprido e retire as camadas externas. Pode ser picada e batida no liquidificador. Mas o ideal, para que mantenha alguns pedacinhos, é ralar em ralador de cenoura. Se o cheiro estiver forte e irritar os olhos, deixe perto um recipiente com água. Ou parta a cebola ao meio e deixe de molho em água fria por 1 hora: os compostos voláteis ficam na água. Na hora de refogar a cebola triturada, não o faça em fogo muito alto nem em gordura quente demais, pois pode queimar e deixar um sabor estranho à preparação. Mexa até começar a dourar.
Ana Maria Braga (apresentadora de televisão) Este Ancho ao molho picante é de meu livro Carnes por Ana Maria Braga (Nova Cultural). Numa tigela, misture 3/4 de xíc. de salsa e 2 col. (sopa) de alcaparras picadas, 2 col. (sopa) de cebola triturada, 1/2 alho picado, 25 g de filé de anchova picado. Reserve. Noutra tigela, misture 1/4 de xíc. de vinagre, 1 col. (sopa) de azeite, sal e pimenta-do-reino. Passe à tigela de anchova. Misture bem. Reserve. Tempere 4 bifes ancho grossos com sal. Aqueça 2 col. (sopa) de azeite na frigideira. Grelhe os bifes ao ponto. Sirva com molho picante ao redor e, à parte, mostarda de Cremona.