CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Barista premiada sugere boas cafeterias brasileiras

Além de dar dicas de cafeterias em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, Isabela Raposeiras desmistifica: "O grão tem que ter uma doçura leve. Não pode ser amargo. Mas café não é amargo? Não. Só café com problema é amargo"

Redação Publicado em 20/06/2011, às 04h39 - Atualizado às 15h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Isabela Raposeiras - Vagner Campos
Isabela Raposeiras - Vagner Campos

Isabela Raposeiras, que foi reconhecida na semana passada como a melhor barista no Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa, deu algumas dicas (abaixo) de cafeterias em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Curitiba. Segundo ela, a procura por cafés cresce em até 30% quando está frio. “É uma pena, porque existem ótimos cafés gelados”, lamenta.

Para reconhecer um café de qualidade, Raposeiras explica: “O grão tem que ter uma doçura leve. Não pode ser amargo.  Ual, café não é amargo? Não. Só café com problema é amargo. O café de qualidade é levemente azedinho que nem frutas cítricas, tangerina, morango e frutas vermelhas”.

Na preparação, além da água – que precisa ser mineral ou sem cloro – é imprescindível moer o grão na hora em que for beber o café. “Isso não é negociável. O café morre em 10 minutos depois de moer”, alerta.

Sugestões de cafeterias:

SÃO PAULO

Octávio Café
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2996

Suplicy Cafés
Alameda Lorena, 1430 - Jardim Paulista

Coffee Lab
Rua Fradique Coutinho, 1340 - V. Madalena

RIO DE JANEIRO

Cafuné Cafeteria
Avenida das Américas, 700 - Barra da Tijuca

BELO HORIZONTE


Café Kalhua
Rua Guajajaras, 416 - Centro

PORTO ALEGRE

Café do Mercado
Largo Jornalista Glênio Peres

CURITIBA

Lucca Cafés
Al. Presidente Taunay, 40 - Batel