BANANA-MAÇÃ
É ruim para Ser consumida em grande quantidade por pessoas que fazem regime de emagrecimento, porque é uma fruta energética, muito rica em carboidratos. É bom para Crianças e idosos, porque, além de ser ótima fonte de energia e de consistência macia, tem menos acidez e é rica em vitaminas e minerais como magnésio e potássio.
100 g de banana-maçã contêm: Calorias - 92,1 Proteínas - 1,03 g Carboidratos - 23,4 g Fibras - 2,85 g Vit. A - 80,7 UI Vit. B6 - 0,578 mg Vit. B3 - 0,54 mg Folacina - 21,0 g Ác. pant. - 0,259 mg Vit. C - 9,03 mg Vit. E - 0,344 mg Cálcio - 6,14 mg Cobre - 0,104 mg Ferro - 0,309 mg Magnésio - 28,4 mg Fósforo - 19,2 mg Potássio - 396 mg Selênio - 1 mcg
Não tem sido fácil comprar banana-maçã, mas, com a criação de novos cultivares, a tendência é a oferta aumentar. Ao comprá-las maduras, lembre-se de que são mais perecíveis que as outras. Escolha as totalmente amarelas e gordas, porém firmes, sem rachaduras na casca ou partes moles. Os frutos devem estar presos firmemente ao cacho. Se precisar esperar alguns dias para consumir, compre-as ainda verdolengas, porém com indício de maturação â¬" bem desenvolvida e com a tonalidade amarelada. Evite se estiverem verdes, magras e com arestas, porque dificilmente amadurecerão. Guarde as bananas em local arejado, fresco e seco. Não ponha na geladeira, porque estragam rapidamente.
Antes de descascar, lave uma a uma para que o contato com a parte externa da casca não contamine a polpa. Como escurece em contato com oxigênio, não deixe a banana descascada exposta. Se necessário, corte-a e esprema sobre ela limão ou laranja. Para fritar, passe-a antes na farinha de trigo. Pode ser servida com sal, mel, açúcar ou canela. Para prepará-la empanada, passe na farinha de trigo, em ovo batido e então na farinha de rosca. Frite em óleo quente abundante. Para uma sobremesa rápida, derreta numa frigideira 2 col. (sopa) de açúcar até caramelizar, junte duas bananas inteiras, suco de limão, canela e água. Cozinhe até o açúcar dissolver. Se quiser, flambe com conhaque.
Angelita Feijó (atriz e modelo) Adoro esta salada de camarão com banana-maçã ao vinagrete de mel, do chef Reginaldo Soares, do Café de la Musique, em São Paulo. Distribua no prato 60 g de folhas verdes de sua preferência, bem lavadas e secas. Incorpore 3 camarões médios cozidos no vapor e 1 banana-maçã picada em rodelas. Reserve. Misture 1 colher (sopa) de mel, 1 colher (chá) de mostarda, 10 ml de azeite de oliva extravirgem e 1 colher (chá) de vinagre balsâmico. Regue a salada. Sirva imediatamente.