CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Autor diz que Fina Estampa não é cópia

Segundo Aguinaldo Silva, a sinopse de Fina Estampa foi registrada um ano antes que a de Morde & Assopra

Redação Publicado em 30/08/2011, às 09h13 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lília Cabral e Aguinaldo Silva - TV GLOBO / João Miguel Júnior
Lília Cabral e Aguinaldo Silva - TV GLOBO / João Miguel Júnior

As semelhanças entre os personagens de Fina Estampa, na trama das nove na Globo, e de outros folhetins fez com que o escritor Aguinaldo Silva (67) fosse acusado – ainda que informalmente – de ter copiado o enredo de outros colegas. O principal deles, que teria causado um mal estar na emissora, é em relação aos personagens de Lilia Cabral (54) e Cássia Kiss Magro (53) e Klebber Toledo (25) e Caio Castro (22). Em ambas, as duas são mães pobres e trabalhadoras que sofrem com as atitudes dos filhos –  estudantes de medicina que têm vergonha da origem humilde delas.

Diante do falatório, Aguinaldo Silva usou o Twitter para se explicar e dar uma cutucadinha em quem está insinuando que ele teria plagiado a história de Walcyr Carrasco, autor de Morde & Assopra. “Só pra lembrar: a sinopse de Fina Estampa foi entregue à Globo no dia 27 de maio de 2009. A de "Morde e Assopra" chegou lá um ano depois”, escreveu no Twitter na manhã desta terça-feira, 30. “A sinopse de Fina Estampa foi registrada na Biblioteca Nacional em maio de 2009. As outras foram registradas quando mesmo? Quero saber”, continuou.

Fina Estampa estreou em horário nobre da emissora no dia 22 de agosto. No primeiro capítulo arrematou 41 pontos de audiência e desde então vem mantendo bons números. “Fina Estampa já é disparado o programa mais visto do Brasil”, gaba-se Aguinaldo. Morde & Assopra começou a ser exibida no dia 21 de março na faixa das sete.