ALGA KOMBU
É ruim para Ser consumida em excesso por quem controla o sal, como nos casos de hipertensos, pois é rica em sódio; e os sensíveis ao ácido glutâmico, que pode causar dor de cabeça. É bom para Mulheres em idade reprodutiva, pois tem ácido fólico, importante na formação do tubo neural do feto; e também como fonte de magnésio, fundamental ao crescimento ósseo.
100 g de alga kombu fresca ou hidratada (cerca de 20 g seca) contêm: Calorias - 43 Proteínas - 1,68 g Carboidratos - 9,58 g Gordura - 0,56 g Fibras - 1,41 g Carotenóides - 12 RE Vit. B2 - 0,151 mg Niacina - 0,467 mg Folacina - 180 mcg Vit. C - 0,88 mg Vit. E - 1,9 mg Cálcio - 168 mg Ferro - 2,85 mg Magnésio - 121 mg Fósforo - 41,9 mg Potássio - 89,1 mg Sódio - 233 mg Zinco - 1,23 mg
Pode-se encontrar em casas de produtos naturais, mercearias japonesas e supermercados que reservam espaço para artigos orientais. As algas são vendidas secas, em tiras largas. São escuras, quase pretas. Existem outras versões, como a seca e picada em tiras, além das várias conservas, como shio-kombu (cozida, aromatizada com molho de soja), e outras temperadas com sementes de mostarda, gergelim e pimentas. Verifique as informações do rótulo, que devem estar traduzidas para o português. Observe o prazo de validade e, no caso das conservas, os ingredientes da composição. Como nem sempre as traduções são fidedignas, na dúvida pergunte ao vendedor.
Geralmente é encontrada seca. Seja qual for a preparação, deixe de molho por 30 min. Ao cozinhar arroz para sushi, junte um pedaço de 5 centímetros à água de cozimento. Quando puser em refogados ou sopas, cuidado para não cozinhar muito, pois amarga. Não se esqueça de que já tem um leve salgado, da água do mar. Para fazer missoshiro, deixe hidratar por 15 min 10 centímetros de kombu em 2 xíc. de água. Corte em quadradinhos e ponha na panela com a água do remolho, mais 3 xíc. de água limpa e cozinhe (10 min). Tire um pouco de caldo e ponha na tigela com 1/4 de xíc. de missô. Mexa para dissolver e devolva à panela. Abaixe o fogo e cozinhe (3 min).
Ruy Ohtake (arquiteto) Salada de kombu do restaurante Shundi & Tomodashi, o meu preferido em São Paulo. Hidrate 50 g de kombu desidratada em 1 litro de água fria. Reserve por 1 hora. Escorra. Corte em tiras de 2,50 milímetros. Reserve. Aqueça um fio de óleo. Refogue a alga por 1 min. Escorra. Reserve. Aqueça 1 fio de óleo e refogue 500 g de brotos de feijão por 2 min. Escorra. Reserve. Aqueça 1 fio de óleo. Refogue 200 g de cogumelos shimeji por 1 min. Escorra. Cubra com filme plástico. Reserve. Decore o prato com 10 talos de agrião com as folhas. Incorpore o broto de feijão, o cogumelo shimeji, 2 rabanetes picados em rodelas. Junte as tiras de kombu. Tempere com sal, vinagre e azeite a gosto.