Luto

Atriz Silvia Pinal, ícone de novelas mexicanas, morre aos 93 anos

Silvia Pinal, estrela da televisão e cinema mexicano, atuou em novelas como 'Carinha de Anjo' e 'A Dona'; atriz faleceu na quinta-feira, 28

por Rafaela Oliveira

rboliveira_colab@caras.com.br

Publicado em 29/11/2024, às 08h41

Silvia Pinal - Foto: Reprodução / Televisa

A atriz Silvia Pinal, conhecida no Brasil por seus papéis em grandes novelas mexicanas como 'Carinha de Anjo' e 'A Dona', faleceu aos 93 anos na quinta-feira, 28, em decorrência de uma infecção urinária. Segundo informações do jornal 'Extra', a veterana estava internada há alguns dias tratando a doença.

A morte de Silvia foi confirmada pela Secretaria de Cultura do México, que lamentou a partida da estrela em uma publicação no site X, antigo Twitter. "Com uma carreira que se estende por mais de seis décadas, participou de mais de 60 filmes e peças de teatro. Seu legado permanece como pilar fundamental do cinema, teatro e televisão no México. Descanse em paz", declararam.

La Secretaría de Cultura del Gobierno de México lamenta el fallecimiento de la primera actriz Silvia Pinal. Con una carrera que abarcó más de seis décadas, participó en más de 60 filmes y obras teatrales. Su legado perdura como un pilar fundamental del cine, el teatro y la… pic.twitter.com/Dd7JofqzbS

— Secretaría de Cultura (@cultura_mx) November 29, 2024

A artista interpretou uma Madre Superiora na versão original da novela infantil 'Carinha de Anjo', exibida em 2001 na grade do SBT. Na época, Silvia entrou na trama para suprir a ausência da grande atriz Libertad Lamarque, que faleceu durante as gravações.

Em 'A Dona', transmitida no canal de Silvio Santos (1930-2024) em 2015 e reprisada em 2019 e 2022, a veterana viveu Isabel Dorantes, mãe da vilã Ivana, interpretada por Gabriela Spanic.

Jessica Jurado, atriz de A Usurpadora, morre aos 56 anos

Em outubro deste ano, a Associação Nacional de Intérpretes (ANDI) anunciou o falecimento da atriz mexicana Jessica Jurado, aos 56 anos de idade. Conhecida por interpretar Patricia Bracho em A Usurpadora, ela estava afastada da televisão há mais de duas décadas, tendo feito sua última aparição na novela Entre el Amor y el Odio, em 2002.

"A Associação Nacional de Intérpretes comunica o falecimento sensível da nossa sócia intérprete Jessica Júri. Atriz mexicana lembrada pela personagem de Patricia Bracho na novela ‘La Usurpadora’. Aos seus familiares e amigos apresentamos as nossas mais sentidas condolências do Conselho Diretivo e Comité de Fiscalização da ANDI", escreveu a Associação no Instagram.

Leia também: Ator morre aos 60 anos no palco durante apresentação de peça natalina

Rafaela Oliveira é repórter de conteúdo do site CARAS. Formada em jornalismo, já passou por sites como MaisNovela, Portal Márcia Piovesan, Purepeople Brasil e Jornal O Dia. Escreve sobre celebridades, TV e reality show. (email: rboliveira_colab@caras.com.br)

Carinha de Anjo Silvia Pinal

Leia também

Sonia Abrão rebate críticas por comentário sobre Beatriz Reis no BBB 25: 'Nada pessoal'

Emílio Dantas completa 42 anos; ator já se arrependeu de papel em novela da Globo

Andressa Suita manda presente para filhas de Silvio Santos. Saiba o que é

Saiba como está a negociação de Datena com nova emissora

Silvia Abravanel opina sobre saída de Eliana do SBT: ‘Se não estava feliz’

É oficial! Eliana celebra sua estreia em programa na Globo: ‘Emocionada'