Os camarões pertencem ao grande grupo dos crustáceos, palavra originária do latim crusta, que significa crosta. Eles apresentam o corpo protegido por carapaças articuladas, que trocam de tempos em tempos, além de cinco pares de patas, pinças, garras e antenas. O camarão é utilizado na alimentação humana desde a Antiguidade. Hoje o Brasil já produz esses crustáceos em cativeiro, o que proporciona aumento da oferta e ainda evita sua extinção. Existem vários tipos no país, sendo mais importantes comercialmente o branco, o rosa, o de-sete-barbas e o camarão de água doce, mais consumido e apreciado na Região Nordeste, onde é conhecido também como pitu. Os camarões são uma deliciosa opção para recheios, risotos, saladas e molhos para massa. Podem ainda ser assados, empanados ou simplesmente passados no azeite de oliva com ervas.
Saúde
É bom para
Pessoas de todas as idades, em especial aquelas que necessitam de mais proteínas, como crianças, gestantes e atletas, porque é rico em proteínas de ótima qualidade.
É ruim para
Quem tem alergia a frutos do mar - deve evitá-lo, porque pode causar urticárias na pele; e pessoas em crise aguda de gota, pelo fato de ser muito rico em purinas.
Como se escolhe
Pode ser encontrado fresco ou congelado nas peixarias e nos supermercados. Cuidado com os frescos, pois são mais perecíveis e difíceis de conferir a qualidade. Observe se não estão melados ou malcheirosos.Devem ter cheiro suave de maresia e apresentar o corpo curvado e firme. Rejeite se o cheiro lembrar amoníaco e o corpo estiver reto e flácido. No caso dos congelados, preste atenção na temperatura em que são mantidos, que deve ser estável em 18 graus negativos. A embalagem não deve ter cristais de gelo, pois indica descuido no congelamento e/ou no armazenamento. Depois de descongelado, deve ser usado em até 12 horas.
Minha receita
Para acompanhar com vinho do Porto - Camarão à moda de Cassis
INGREDIENTES: (para 4 porções): 1/2 xíc. de azeite de oliva extravirgem, 1 cebola média picada, 2 cenouras médias picadas, 1/2 kg de cabeças e de cascas de camarão, 5 col. (sopa) de conhaque, 3 col. (sopa) de extrato de tomate, 4 col. (sopa) de Pernod ou de uísque, 12 estigmas de açafrão, 4 col. (chá) de sal, 1 pitada de pimenta-do-reino de preferência moída na hora, 300 g de espaguete, 4 col. (sopa) de manteiga, 12 camarões grandes limpos, 2 col. (sopa) de leite de coco, coentro picado e frito.
MODO DE PREPARO:
Ponha numa panela azeite, cebola, cenoura e cascas e cabeças dos camarões. Refogue, mexendo às vezes, por 20 min. Flambe com o conhaque. Junte extrato de tomate, o Pernod ou o uísque e o açafrão. Refogue, mexendo de vez em quando, por mais 1 min. Acrescente 1 e 1/2 litro de água, metade do sal e pimenta. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por 1 hora e 20 min, ou até o volume reduzir a menos da metade. Tire. Despeje em peneira aparando numa tigela. Reserve. Cozinhe a massa al dente em 2 e 1/2 litros de água e 1 col. (chá) sal. Tire e escorra. Reserve. Derreta manteiga numa frigideira. Junte camarões e frite. Tempere com sal restante e leite de coco. Tire. Sirva com a massa e o molho, decorado com o coentro frito.
Ficha técnica
100 g de camarão cozido contêm:
Calorias - 99
Proteínas - 20,8 g
Gordura - 1,08 g
Colest. - 195 mg
Vit. B12 - 1,48 mcg
Niacina - 2,58 mg
Folacina - 3,5 mcg
Vit. D - 3,58 mg
Vit. E - 1,7 mg
Cálcio - 39 mg
Cobre - 0,193 mg
Ferro - 3,08 mg
Magnésio - 34 mg
Fósforo - 137 mg
Potássio - 182 mg
Selênio - 64 mcg
Sódio - 223 mg
Zinco - 1,56 mg
Drink do Derivan
Porto do Marquês
O Porto é considerado o vinho da nobreza. Ele deve esse título ao português Marquês de Pombal (1699-1782), que foi homenageado com este coquetel. Aliando licor de amêndoas, um leve toque de bagaceira e o vinho do Porto, proporciona uma experiência única ao paladar.
Ingredientes: 30 ml de vinho do Porto, 10 ml de licor de amêndoas, 10 ml de bagaceira portuguesa e 1 amêndoa torrada.
Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes num copo para vinho do Porto da Royal Collection. Mexa delicadamente com uma colher própria para drinks. Sirva decorado com a amêndoa.