Discurso de Natal

Você sabia? Primeiro discurso de Natal da rainha revolucionou em 1957, saiba por quê

Rainha Elizabeth II foi a primeira a transmitir o discurso pela televisão, e celebrou a tecnologia e evolução

CARAS Digital Publicado em 23/12/2022, às 10h17

A Rainha Elizabeth II posando em transmissão do seu tradicional discurso de Natal - Foto: Getty Images

A Rainha Elizabeth II (1926-2022) manteve por 54 anos a tradição de transmitir a tradicional mensagem de Natal no dia 25 de dezembro para toda a Grã-Bretanha. O primeiro discurso feito pela monarca, dona do reinado mais longevo da Inglaterra, foi feito em 1957 e revolucionou o costume real, uma vez que pela primeira vez, ele foi transmitido pela televisão.

Ela começou o discurso celebrando a tecnologia e sua evolução, fatos que tornaram possível a mensagem ter sido transmitida para todos os cidadãos. "Minha família se reúne para assistir televisão, e imagino que vocês estejam assim agora. Realmente espero que essa nova mídia irá tornar a minha mensagem de Natal mais pessoal e direta."

"Vocês conseguirem me ver hoje, é apenas outro exemplo da velocidade de como tudo está mudando ao nosso redor", continuou a monarca. Ela então disse que a mudança rápida pode ser assustadora, mas, que é necessário aproveitar isso para transformar para melhor o país e a vida das pessoas.

"Hoje, precisamos de um tipo especial de coragem: Não o que usamos nas batalhas, mas o que nos faz defender tudo o que é certo e honesto", completou ela, que reforçou que, o verdadeiro problema eram pessoas que usam as evoluções para disseminar ideias antiquadas.

Antes, os discursos eram escritos pelo Rei George V, avô de Elizabeth II. A primeira mensagem de todos os tempos foi feita no ano de 1932, e seguiu sendo divulgada em forma de texto por mais de 20 anos, até ela assumir a função.

O último discurso da monarca foi transmitido 65 anos depois, em 2021. Na ocasião, ela lamentou a morte do príncipe Phillip (1921-2021), seu marido, e falou sobre a primeira vez que passaria a data especial sem ele. "Embora seja uma época de grande felicidade e alegria para muitos, o Natal pode ser difícil para aqueles que perderam entes queridos. Este ano, especialmente, entendo o porquê.

Neste ano, o tradicional discurso deve ser feito pelo Rei Charles III (74). Apesar de o palácio de Buckingham não ter determinado quem continuará a tradição, uma pesquisa avaliou a intenção dos britânicos de assistir à transmissão. Segundo dados da YouGov, 49% dos cidadãos não pretendem acompanhar o discurso do sucessor.

rainha Elizabeth II natal Discursos

Leia também

Harry organiza videochamada de Natal para ação beneficente sem Meghan Markle

Meghan Markle pediu uma fortuna para se separar de Harry, diz jornalista

Descubra hobby de Kate Middleton que príncipe William não consegue entender

Propriedade da realeza pode se tornar local para casamentos

Por que a família real usa flores vermelhas nas roupas em novembro?

Palácio de Buckingham lamenta morte na realeza: 'Triste despedida'