O restaurateur Carlos Iglesias celebra amor pela gastronomia e conquista paladares na Ilha de Caras
Médico, nutrólogo, autor e restaurateur, Carlos Iglesias (47) é do tipo que faz mil coisas ao mesmo tempo, mas logo avisa: é movido a uma única e grande paixão, a gastronomia. Integrante de um clã que se tornou referência mundial da culinária mediterrânea, o empresário encontrou sua própria receita de sucesso ao assumir o comando do badalado restaurante Porto, inaugurado na rua Amauri, em São Paulo, há cerca de um ano. A empreitada deu tão certo — com casa lotada e elogios dos críticos — que o paulistano resolveu dar um passo maior: assinar almoços exclusivos e o catering da temporada 2012 da Ilha de CARAS. “Tenho um respeito profundo pela revista; CARAS é sinônimo de credibilidade e excelência. Esta é uma parceria que espero sustentar por muitos anos”, diz ele. “Sem falar que o clima da ilha é incomparável!”, acrescenta.
Filho do empresário espanhol Belarmino Iglesias (80), fundador do Grupo Rubaiyat, do qual também é sócio, Carlos herdou do pai o gosto pela culinária, mas ao contrário do mestre autodidata, fez questão de se especializar durante longa temporada em Nova York. “Me formei pela Art Institute of New York City, pela French Culinary Institute e também pela NYU. Investi pesado no aprendizado, não foi coisa de um cursinho de verão. Quando voltei ao Brasil, tive segurança para me aventurar nos negócios”, conta Carlos, que é casado com a norte-americana Lisa (37), com quem tem Juliano (8).
– O que mais lhe encanta no universo da gastronomia?
– É uma paixão que cresceu com os anos, os estudos e a ligação a pessoas do ramo. O setor de alimentação é como qualquer outro ramo da indústria, se você não conhece bem a base, não subirá na pirâmide. Cresci vendo meu pai buscando produtos de alta qualidade, quase artesanais, e adotei o mesmo mote em meu restaurante: ‘do campo ao prato, do mar ao prato.’ Quero usar tudo fresco, sem muitos intermediários. Buscar alternativas para a logística de produção e de acomodação dos alimentos me fascina.
– Como é ser filho do Belarmino Iglesias?
– Como filho, digamos, pessoa física, morro de orgulho! É incrível pensar no império que ele construiu e ainda mais bacana é saber que ele começou há 57 anos como um humilde garçom. Ele voltou para a Espanha depois de 20 anos que imigrou, rico e sustentando uma verdadeira escola. Sempre foi um pai generoso e nos incentivou a estudar. Mas, como profissional, confesso que a pressão triplica. É difícil vencer em um ramo tão competitivo e ainda superar o peso de um sobrenome como este.
– Você também é escritor...
– Empresário, nutrólogo, escritor, piloto de helicóptero... Eu não paro nunca, sou meio acelerado. (risos) Escrevi meu primeiro livro Sabor & Saber – Os Cinco Sentidos da Alimentação, em 2006, e planejo lançá-lo nos EUA. Os americanos ficam loucos com as maravilhas que temos no Brasil, os peixes da Amazônia ricos em Ômega 3, nossa infinidade de frutas, nosso tempero especial. O Brasil é único e a nossa gastronomia, também.
Felipe Andreoli diverte ao comparar o filho com grande baterista canadense: ''Sem forçar a barra''
Pedro Carvalho esbanja sensualidade na Ilha de CARAS
A essência de Adriana Stell encanta Ilhabela
Decoração da Ilha de CARAS: Caramanchão
Cecília Dassi sobre o casamento: "Que seja o mais rápido possível"
Na Ilha de CARAS, Rachel Ripani fala da tranquilidade trazida pelo filho Theo