Radicada há cinco anos em Londres, onde trilha carreira de sucesso e vive com o marido, o milionário Karim Al Fayed (27), herdeiro da loja de departamento de luxo Harrods, a top Brenda Costa (27) se diz "uma carioca da gema." Fã de praia e sol, a morena de curvas perfeitas mostrou-se especialmente feliz ao chegar na Ilha de CARAS, no litoral sul fluminense. "Olha que dia lindo! Olha a cor deste mar!", repetia ela, hipnotizada pela vista privilegiada do Deck Ofurô, com décor inspirado no Japão e que abriga o Espaço Intimus. Pouco depois, ela já estava de biquíni, refrescando-se nas águas de Angra dos Reis. "Quando estou no Rio, caminho pela orla, mergulho no mar, bebo água de coco. Aproveito para descansar em minha antiga casa, curtir meus amigos e família, ir aos meus lugares preferidos", conta a carioca.
Destemida como poucas, Brenda conquistou o respeito dos poderosos da moda internacional. A modelo que nasceu surda e já na vida adulta recuperou parte da audição após delicada cirurgia, estrelou campanhas e editoriais, vencendo desafios com profissionalismo ímpar. "Hoje não sinto dificuldade, aprendi a lidar com as pessoas e elas comigo. Estou sempre atenta, o que facilita a comunicação. Consigo captar o que os clientes desejam e faço meu trabalho com amor", fala ela.
Tal sentimento também rege sua vida pessoal. "O amor é a base de toda forma de felicidade", sentencia ela, que se desmancha em elogios ao amado, também surdo e irmão de Dodi Al Fayed (1955-1997), namorado da princesa Diana (1961-1997) na época do acidente que matou os dois, em Paris. "Karim é ótimo pai", ressalta ela, citando o bem mais precioso do casal, a herdeira Antônia (2).
- Após ser mãe, você diminuiu bastante o ritmo de trabalho.
- Sim, para poder cuidar da Antônia. Sou uma mãe tradicional, mesmo com duas babás, não abro mão de dar banho, comida, levar para passear, contar historinhas e colocar para dormir. Ela só viaja comigo pela Europa de trem, é muito pequena para trajetos longos. Acabo trabalhando menos, minha filha é a prioridade.
- Há pouco você desfilou para o Carlos Miele. Foi bom voltar à passarela brasileira?
- Adorei! O desfile foi lindo. Admiro o trabalho do Carlos e a coleção está sexy e clássica.
- Pretende voltar às temporadas internacionais?
- Com certeza, amo desfilar. Fiz Londres na última coleção e, na sequência, desfiles em Tóquio. Este ano volto a desfilar em Paris, onde pretendemos passar a maior parte do tempo. Temos casa lá, minha filha ficará bem instalada.
- Como modelo, tem algum trabalho que você sonha fazer?
- Há vários profissionais que admiro e com quem ainda não trabalhei, mas o que mais me encantaria seria uma campanha onde eu fosse exemplo para pessoas com deficiência, mostrando que é possível ultrapassar as barreiras do preconceito e vencer profissionalmente.
- Como é a vida em Londres?
- Quando não estou trabalhando, sigo a rotina da Antônia: refeições sempre em casa e no horário, natação, balé e outras aulinhas. Tem o tom de pele e os olhos do pai, assim como o formato dos pés e mãos. Mas tem a minha força no olhar, minha boca e meu sorriso. Arrisco a dizer que tem meu carisma e personalidade forte. (risos)
- Planejam morar no Brasil?
- Já pensamos, mas não para agora. Nossos projetos profissionais ainda não permitem. Meu marido ama o Brasil e Antônia fica muito bem aqui, ama os dias com sol.
- O que achou da Ilha?
- O décor oriental é sofisticado e intimista. Cada espaço tem uma particularidade, há riqueza de detalhes. Uma mix de bom gosto, sofisticação e conforto, que aliás, prezo muito na minha casa.