A atriz Bárbara Borges (32) conta os dias para encarar um novo desafio: desfi ar na Marquês de Sapucaí como musa da Vila Isabel, defendendo o enredo Mitos e Histórias Entre la ça das Pelos Fios de Cabelos. "Me sinto honrada de ter sido escolhida. Claro que tem o lado da vaidade, pois em geral associam carnaval e escola de samba a mulheres bonitas. Mas deixo o ego de lado. O que interessa é me sentir parte integrante da escola e representar bem a comunidade", garantiu ela, na Ilha de CARAS. Mas a felicidade de passar na avenida carioca, domingo, 6 de março, como a personagem bíblica Dalila contrasta com a tristeza pela indefinição no campo afetivo. Bárbara e o estudante de Nutrição Cesar Fontes (27), que iniciaram namoro há três anos, estão separados desde dezembro do ano passado. "Mas ainda existe o amor e a vontade de manter a relação", frisou ela.
- O que houve entre vocês?
- Chegamos a terminar, voltamos... Independentemente de briga, ele tinha que ir para Portugal cuidar da vinícola da família e fazer um curso de férias de Nutrição. Então, precisávamos dar esse tempo. Nos falamos pelo telefone, trocamos e-mails, mas a questão da distância é difícil. E o Cesar retorna só em junho... Talvez eu até vá encontrá-lo após o carnaval. A vida é uma incógnita e, agora, temos que deixá-la levar nossos destinos para ver se lá na frente continuamos ou não nossa história.
- Hoje, você diria que ainda está namorando Cesar?
- Não sei definir, é complicado. Estamos separados (contém o choro)... Estamos dando um tempo... Talvez seja um término. Mas vejo uma luz no fim do túnel e sinto nossos corações batendo forte um pelo outro. Isso me faz acreditar que vamos continuar sendo felizes... Digamos que é uma pequena crise, mas, se Deus quiser, vamos superar. Não estou deprimida.
- Como se distrai?
- Nada é perfeito, não é? Mas, por outro lado, estou feliz porque acabei de me mudar para o apartamento dos meus sonhos. É primeira locação, então, desde o início vi todos os detalhes. Ao arrumar cada cômodo, é como se estivesse fazendo o mesmo com a vida. Me sinto satisfeita com a minha caminhada, estou no rumo certo.
- Em meio a isso tudo, como se prepara para o carnaval?
- Quando atuei em Bela, a Feia (trama da Record que terminou em junho) precisei ficar com mais corpo. Fiz um trabalho específico para aumentar a massa muscular, para ficar mais sarada, que era o perfil da personagem. Depois da novela, relaxei. Voltei a malhar recentemente até pelo convite da Vila Isabel. Preciso ter fôlego para passar pela avenida. Então, tenho feito um trabalho aeróbico, corro, reforço a malhação das pernas e alio isso a uma boa alimentação. Agora, para a minha vida pessoal, nunca faço exercícios com a intenção de modificar o meu tipo físico. Sou uma mulher mignon. Não adianta querer ficar enorme, porque não considero isso bonito.
- Está feliz com seu corpo?
- Me sinto bem. Tenho 56kg em 1,65m de altura. Mas a mulher nunca está satisfeita. Ela estipula metas e, quando as atinge, encontra algo que chama a atenção e quer melhorar. Nunca tive tendência para engordar, só um ou dois quilos. Mas já reparei que depois dos 27 anos o processo de emagrecimento está mais lento.
- Você é muito vaidosa?
- Como a maioria das mulheres, mas sem ficar neurótica. Trabalho com minha imagem, então, me cuido, mas sem exageros. O mais importante é a questão de envelhecer bem. Essa é a lei natural da vida, não tem como evitar. Se a pessoa não envelhece, é porque morreu e eu adoro viver. Então, vou ser uma senhora com ruguinha e feliz. O mais importante é a cabeça estar boa. E não troco a Bárbara que sou hoje pela dos 20 anos, quando era mais impulsiva e insegura. A vida ensina. Hoje, lido melhor com tudo. Não adianta olhar só para o meu umbigo. Preciso entender o mundo à minha volta.
Confira o vídeo na TV CARAS: