Alexandre Borges ‘autoriza’ inicio da prova que reúne em Angra 125 barcos em cinco categorias
A Baía de Angra dos Reis ganhou forma, cor e balanço especiais na manhã do sábado, 26. Barcos à vela de diversos tamanhos aos poucos buscavam a melhor posição para a largada da 12a Regata Ilha de CARAS-Revista Náutica. Um dos atores mais festejados do momento pela atuação como o estilista Jacques Leclair em Ti Ti Ti, Alexandre Borges (45) por alguns instantes deixou de ser o foco das atenções e virou mais um observador encantado diante do espetáculo. "É um esporte bonito para quem pratica e também para quem só observa. O barco a vela tem um charme único", constatou.
Eleito padrinho do evento - primeiro homem a ganhar o posto, ocupado em todas as edições anteriores por mulheres -, o ator vivenciou momentos de nostalgia à beira-mar. Ele lembrou que foi no mar de Angra, em 1990, que conheceu a mulher, Júlia Lemmertz (47), com quem está casado há 17 anos. "Já a admirava, achava linda na TV. Fizemos o filme Mil e Uma e uma das cenas era com ela em um veleiro, passeamos por quase todas essas ilhas", contou Alexandre que, às 13h, acionou a buzina para o início da disputa, que contou com 125 embarcações e 850 tripulantes. Com patrocínio da Sony, a prova é dividida em cinco categorias, Cruzeiro, APS, RGS, ORC Club e ORC Internacional, além da Fita Azul, premiação dada ao veleiro que cruzar em primeiro lugar a linha de chegada entre todos os competidores. "Nossa regata já é sucesso por ser a mais charmosa e amigável do Brasil, em que participam homens, mulheres e crianças. E esse ano ainda conta com o vento forte. Vai dar mais velocidade e emoção à prova", observou Ernani Paciornik (54), presidente do Grupo 1 Editora, que publica a Revista Náutica, e organizador da competição.
Com visão privilegiada, parte do elenco da novela Amor e Revolução, que estreia em abril, no SBT, seguia, atento, a disputa: Marcos Breda (50), Gabriela Alves (39), Ernando Tiago (48), Thais Pacholek (27), Licurgo (44), Patrícia de Sabrit (35) e Lui Mendes (40). "É um esporte que depende muito do entrosamento entre a equipe", lembra Thais, que diz adorar passeios al mare. "Minha família sempre teve barco e aprendi a amar os esportes aquáticos", completa Patrícia. No mar, a prova estava acirrada entre os veleiros Caio Sony, de André Mirsky (33), e Land Rover, cujo timoneiro era o medalhista olímpico Lars Grael (47), 8º no ranking mundial de vela olímpica da Classe Star. Nas 11 edições anteriores da regata, André só perdera uma vez, justamente para Lars, em 2007. Após percorrer cinco milhas, ele chegou à Ilha da Gipóia em primeiro lugar, vencendo Lars por três minutos e tornando-se o Fita Azul. Na próxima semana, CARAS publica a cerimônia de premiação, com os vencedores em todas as categorias.