O paisagista Marcelo Faisal ensina os cuidados necessários para manter o pinheirinho vivo antes e depois das festas de fim de ano
As plantas têm um papel fundamental na decoração de Natal. Pelas ruas é fácil ver pinheirinhos enfeitando vitrines, ruas e até mesmo casas. Sabe por quê? O pinheiro foi por muitos anos a árvore escolhida nos países da Europa por ser a única que permanecia verde e bonita mesmo com todo o frio e neve no inverno. Por aqui, mesmo sem frio ou neve, adotamos o pinheiro como símbolo de Natal também.
No entanto, quando chega o Dia de Reis, quando toda a decoração natalina é desfeita, vem a pergunta: o que fazer com o pinheirinho usado como árvore de Natal? Bom, muita gente, numa atitude contra a natureza, joga fora a pobre árvore.
"No Dia de Reis é a tragédia natalina. Presenciamos pinnheiros nos lixos. É uma coisa horrível, um atentado contra o meio ambiente, uma verdadeira atitude anti-ecológica", critica o paisagista
Marcelo Faisal.
Mas, então, o que fazer? Embora esta árvore seja de clima temperado, é possível mantê-la viva aqui no Brasil, mesmo com altas temperaturas.
"A pessoa deve colocar água diariamente e deixá-lo próximo a uma janela por causa do sol, mesmo no período em que ele está com os enfeites", ensina Faisal.
Quando janeiro chegar, uma das opções é replantar o pinheirinho no jardim, caso você tenha, ou doar para algum jardim próximo, por exemplo.
Bom, mas se a essa altura você já encheu de bolas vermelhas, enfeites, e luzinhas o seu pinheirinho e tem vontade de guardá-lo para o próximo ano, mas não tem um grande jardim para plantá-lo, não se preocupe, com um pouco de cuidado é possível fazer com que ele não morra. É só seguir as recomendações do paisagista para ver seu pinheirinho verde e saudável o ano inteiro.
"O Natal tem mais a ver com o olhar da pessoa e não propriamente com o tipo de árvore, então, dá para ter uma decoração bonita e sofisticada usando outras plantas", alerta Faisal.