A brasileira Marta e o argentino Messi foram eleitos os melhores jogadores de futebol do mundo pela FIFA em 2009
Brasil e Argentina mais uma vez mostraram sua rivalidade na eleição dos melhores jogadores do mundo da FIFA, nesta segunda-feira, 21. Pelo lado feminino, a brasileira
Marta se tornou pela quarta vez seguida a melhor jogadora do mundo de futebol e desbancou as alemãs
Birgit Prinz e
Grings, a inglesa
Kelly Smith e a brasileira
Cristiane. Já
Lionel Messi, da Argentina, venceu seus adversários e faturou o prêmio pela primeira vez na carreira. Entre os seus oponentes estava o brasileiro
Kaká, o português
Cristiano Ronaldo e os espanhóis
Xavi e
Iniesta.
Ambos os jogadores foram eleitos com base nos votos de capitães e técnicos de seleções nacionais femininas e masculinas de todo o mundo, cada um em sua categoria. Recordista do prêmio, Marta fez um apelo ao receber o troféu.
"Estou muito feliz por ter ganho. É a primeira vez que alguém consegue quatro vezes, e é muito bom que tenha sido uma mulher a ter conseguido. Para o futebol feminino, de um modo geral, espero que seja um incentivo. E que essa modalidade possa crescer cada vez mais", disse emocionada.
Em 2009, a brasileira defendeu os times do Los Angeles Sol, dos Estados Unidos, o Santos e a seleção brasileira. Messi, por sua vez, atuou pelo Barcelona e pela seleção Argentina de futebol. No último sábado, 19, a equipe defendida pelo argentino sagrou-se campeã Mundial de Clubes pela primeira em sua história com um gol anotado pelo artilheiro.