Casa Cor 2014: arquiteta indica o que não pode faltar em um quarto infantil

Um quarto infantil precisa ter móveis que respeitem o tamanho da criança, para que ela mantenha a postura correta enquanto brinca e dorme, e materiais antialérgicos e fáceis de limpar. A seguir, veja dicas da arquiteta Denise Monteiro

Juliana Cazarine Publicado em 04/06/2014, às 19h51 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Casa Cor 2014: arquiteta indica o que não pode faltar em um quarto infantil - Divulgação

Conforto e boa circulação são prioridades no projeto de decoração de um quarto. Mas, quando se fala em um ambiente para crianças, a segurança também figura a lista de extrema importância. A seguir, a arquiteta Denise Monteiro, que tem na Casa Cor 2014 o quarto - de 36m² - de um menino de até sete anos, indica cinco itens que exigem planejamento estratégico.

+ Quarto do filho: saiba como adaptar a decoração da infância até a adolescência

+ Quarto de trigêmeos: como criar um ambiente infantil para meninos e meninas

1. Segurança

A parte elétrica e a disposição dos móveis precisa ser pensada estrategicamente para evitar acidentes. “Mais do que ter a preocupação de escolher móveis que não sejam pontudos, é importante deixar ao alcance da criança tudo o que ela vai utilizar. Dessa forma, ela não vai precisar subir ou se apoiar em nada para pegar seus brinquedos”, sugere Denise. Nichos e caixas organizadoras estão disponíveis para atender à tal necessidade. As tomadas, além de cobertas, podem ser escondidas. “Não pode haver tomadas nas áreas onde as crianças brincam, o melhor é escondê-las”, diz.

2. Materiais fáceis de limpar e antialérgicos

Cabeceira da cama, poltronas e pufes exigem revestimentos práticos de remover e limpar. “A camurça sintética, por exemplo, pode ser lavada. É sempre bom escolher materiais possam ser higienizados caso sujem”, diz a arquiteta. Para tapetes e cortinas, a recomendação é outra: “o ideal é escolher materiais antialérgicos”, garante. A roupa de cama, por sua vez, tem que ser de algodão.

3. Mesa de atividades

Em um quarto infantil não pode faltar uma mesa de atividades. “Ter uma peça no quarto é um estímulo”, argumenta Denise. Mas a mesa e a cadeira precisam estar adequadas à altura da criança, que precisa manter a postura correta enquanto estiver brincando. “Os móveis adaptáveis são boas opções. Conforme a criança cresce, é possível ajustar a altura”, recomenda.

4. Cama

Segundo Denise, a escolha da cama exige atenção. “Ela tem que ser ultraconfortável e escolhida a partir da altura da criança. Para os pequenos (menores de quatro anos, em geral), a peça tem que ter proteção para evitar quedas”, afirma a arquiteta. Na hora da compra, vale a pena se certificar da segurança e capacidade do produto.

5. Papel de parede

Papéis de parede são uma alternativa para mudar a decoração a cada fase da criança. “Quando a criança crescer e se cansar do tema, basta mudar o revestimento”, comenta Denise. Com a iluminação, dá para criar o cenário ideal, como as luzes adequadas, para cada situação. “O ideal é o projeto seja pensado para a hora que a criança vai dormir, brincar, estudar”, diz.

Decoração decoração [18997] Decoração - Dicas Decoração - Dicas [60128]

Leia também

Confira detalhes de decoração luxuosa do casamento de Monique Evans e Cacá Werneck

Neymar Jr personaliza árvore de Natal luxuosa com fotos da filha, Mavie

Juliana Paes arrasa com decoração diferentona na árvore de Natal

Lore Improta monta decoração encantadora de Natal com a filha: "Mágica"

Esposa de Roberto Justus recebe convidados em jantar à francesa: "Elegância surreal"

Arquiteta Soraia Nunes cria projeto para impactar positivamente a saúde mental dos moradores