Jean-Luc Godard, pioneiro da Nouvelle Vague, faleceu em sua casa aos 91 anos
O cineasta francês Jean-Luc Godard faleceu aos 91 anos de idade em sua casa na segunda-feira, 12. A notícia da morte foi confirmada pela esposa dele, Anne-Marie Mieville. “Jean-Luc Godard morreu pacificamente em casa, cercado por entes queridos”, informou um comunicado da família.
Jean-Luc Godard fez parte da história do cinema mundial. Ele foi um dos fundadores do movimento da Nouvelle Vague na década de 1950 e influenciou o jeito de produzir filmes em todo o mundo. O movimento inovou na linguagem cinematográfica com câmera nas mãos, cortes bruscos e diálogos marcantes.
Ele foi o diretor de mais de 40 filmes, além de documentários e curtas-metragens. Entre os seus sucessos estão Acossado, de 1960, O Desprezo, de 1963, Viver a Vida, de 1962, O Demônio das Onze Horas, de 1965, Carmen, de 1983 e Adeus à Linguagem, de 2014.
Em sua carreira de cerca de 70 anos, ele foi premiado ao redor do mundo, recebeu Ursos no Festival de Berlim, Leões no Festival de Veneza e homenagens no Oscar e em Cannes.
Danny Glover e Michael Madsen: encontro especial no Rio
Leticia Spiller define o filme Inexplicável: ‘Traz uma mensagem de esperança’
Leandro Hassum reflete sobre oportunidade de viver Silvio Santos no cinema: "Não acreditei"
Carolina Dieckmann mostra o machucado após queda em gravação
Marcelo Adnet aponta desafio em filme com Rodrigo Santoro: ‘Trabalho de criação muito grande’
Fernanda Torres bate 1 milhão de curtidas em foto no perfil oficial do Oscar