Com trajetória de 37 filmes, atriz relembra sua vida e a obra no cinema e na TV
Uma das atrizes mais competentes e admiradas do país, Dira Paes (45) recebeu um justo prêmio por sua irrepreensível trajetória: foi a grande homenageada da 18ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais. De passagem pela cidade para receber a honraria, ela aproveitou para conhecer o mais do charmoso destino turístico mineiro. “Eu tive a sorte de descobrir cedo uma paixão que ajudou a formar a minha personalidade. A cada trabalho é como se estivesse me jogando em um abismo sem medo porque eu amo o que eu faço”, comentou Dira, que estreou nas telonas aos 15 anos, em um dos principais papéis do longa britânico A Floresta das Esmeraldas, rodado na Amazônia pelo diretor John Boorman (82). “O cinema me deu um norte, me deu a coisa mais linda que eu já fiz na vida, que é meu filho, fruto de um encontro cinematográfico”, lembrou ela, citando o eleito, o fotógrafo e cinegrafista Pablo Baião (36), e Inácio (6), o herdeiro.
Ao longo de sua trajetória, a atriz acumula 37 trabalhos no cinema nos mais variados gêneros, incluindo sucessos de público, como 2 Filhos de Francisco, de 2005, e filmes independentes, entre eles Baixio das Bestas, de 2007, e A Festa da Menina Morta, de 2008. Apontada por diretores como versátil e dona de um imenso carisma, ela afirma que, pouco a pouco, foi encontrando seu espaço. “No começo, percebi que não haviam mulheres com rostos amazônicos nos filmes. Percebi que existia uma distância enorme entre a Amazônia e o resto do Brasil. Então, o que era meu algoz tornou-se a minha maior vantagem” comenta ela, nascida no Pará, e dona de marcantes e belos traços indígenas.
Se o passado a enche de orgulho, o futuro promete reservar momentos ainda mais inesquecíveis. De férias da TV desde o fim da novela O Rebu, em setembro, Dira poderá ser vista em breve nas salas de cinema. Entre seus próximos lançamentos está Órfãos do Eldorado, em que atua ao lado de Mariana Rios (29) e Daniel de Oliveira (37). “Sinto que ainda está por vir algo emblemático para mim. E acho que pensar assim me dá fôlego para seguir buscando”, reflete a talentosa atriz.
Danny Glover e Michael Madsen: encontro especial no Rio
Leticia Spiller define o filme Inexplicável: ‘Traz uma mensagem de esperança’
Leandro Hassum reflete sobre oportunidade de viver Silvio Santos no cinema: "Não acreditei"
Carolina Dieckmann mostra o machucado após queda em gravação
Marcelo Adnet aponta desafio em filme com Rodrigo Santoro: ‘Trabalho de criação muito grande’
Fernanda Torres bate 1 milhão de curtidas em foto no perfil oficial do Oscar