O sol da Toscana foi um convite para a modelo catarinense
Renata Kuerten (19) vestir o seu biquíni e ir direto para a piscina do Castello Santa Maria Novella, durante a 1a Temporada de CARAS na Itália.
"Amo sol. Acho que você fica mais bonita, mais feliz e mais saudável quando toma sol. No final, isso me diferencia das outras modelos: enquanto elas estão sempre branquinhas, eu corro na direção do sol sempre que posso. Aí me sinto bem e acho que a modelo trabalha bem quando se sente bem", diz ela, que se espantou em pegar tanto calor na Itália.
"Que clima delicioso." Depois de um ano bom, cheio de trabalhos e viagens, a jovem só pensa em encontrar a família em sua cidade natal, Braço do Norte, e se juntar aos pais, irmãs e seus 52 primos na praia vizinha, de Laguna, para o Natal e o ano-novo.
- Como é ser hóspede de um castelo na Itália?
- É passar dias incríveis, maravilhosos, de contos de fada, mesmo. Nunca tinha estado em um castelo e, quando venho, é bem aqui, nesta região linda da Toscana. Tem uma hora, no finalzinho do dia, quando o sol começa a cair, que é magnífico. Tirei várias fotos. Um dia, liguei para a minha mãe e disse: 'Você não sabe onde eu estou! Olha como sou chique: em um castelo na Itália!'
- Você usou dois modelos de Carlos Miele para fazer as fotos aqui no castelo. Como se sente produzida, usando um longo?
- Dependendo da ocasião eu acho lindo, mas minha cara mesmo é vestidinho curto e saltão. Tenho 1,75 de altura e uso salto 10 ou 12 cm como se estivesse descalça. Eu nem sei porque, mas é tão natural, eu nem ligo.
- Como se formou essa sua grande família, de 52 primos?
- Minha mãe,
Lorena, vem de uma família de 16 filhos. O meu pai,
Nilton, de uma família de 10. Tenho 52 primos e já dois sobrinhos,
Gustavo, de 4 anos, e
Eduarda, de 1, filhos da minha irmã mais velha, a
Tayane, de 24. Depois vem a
Tayse, 21, e eu, a caçula.
- Esses encontros familiares devem ser uma farra!
- É uma bagunça. Junta todo mundo: primos, sobrinhos, avós, amigos. Eles falam alto, dançam, gritam, parecem um bando de loucos. É muito divertido, eu adoro.
- E você costuma fazer algum ritual na virada do ano?
- Gosto de me vestir de branco, jogar flor branca no mar, pular as sete ondinhas e fazer três pedidos.
- O que você vai pedir?
- Ah, que o ano que vem seja bom como foi este, talvez melhor. Quero trabalhar muito, começar o ano fazendo um São Paulo Fashion Week bem legal, com muitos desfiles bacanas. Depois talvez eu vá passar um tempo em Miami, para trabalhar. Vai ser minha quarta temporada no Fashion Week, comecei aos 15 anos, na época em que podia. Hoje em dia a idade mínima das modelos é 16 anos e todo mundo tem de ter atestado médico para desfilar.
- Por que você pensa em ir para Miami?
- Minha agência, a Mega Model Brasil, tem um braço lá. E lá, além de ter praia e clima de praia, dá para trabalhar bem. Eu quero juntar dinheiro.
- Você se policia no fim do ano para não exagerar na comida?
- No fim do ano a gente sempre come mais, até pela companhia. Eu moro sozinha em São Paulo e às vezes fico com preguiça de comer. Mas não engordo de jeito nenhum, posso comer tudo o que quiser.
- Você costuma malhar?
- Vou à academia duas vezes por semana com meu
personal trainer. Me forço a ir, porque é saudável, ajuda a circulação, mas gosto mesmo é de dormir. Se tiver de acordar cedo eu acordo, mas se não tiver nada para fazer sou capaz de ficar o dia inteiro na cama, vendo TV, comendo, dormindo.
- Você não tem namorado?
- Nunca tive, acredita? Nunca namorei. Mas estou procurando, se alguém quiser... No começo não queria namorar porque era muito novinha, depois passei um ano vivendo em Paris e Israel, não dava para namorar. Agora vivo na correria, não sou de sair para a balada, prefiro ficar na minha, não sou de procurar, então não tenho ninguém em vista. Fico com uns meninos nas festas, dou uns beijos, mas é só. Nunca tive nem uma paixãozinha, nada.
- Qual é o seu tipo de homem?
- Não sei, não tenho tipo definido. Uma coisa eu sei: não quero namorar modelos de jeito nenhum. Acho que gosto mesmo de homens mais maduros, não acho graça em modelos.