Eles trocaram alguns telefonemas, refizeram a agenda de compromissos e, finalmente, tudo deu certo. No dia combinado, lá estava o trio formado por Luciano Szafir (39), sua mãe, a elegante Betty Szafir (59), e o irmão caçula do ator, o empresário e colunista da Revista RSVP Salomão Szafir (36).
O ponto de encontro da família: a charmosa Tarrytown, cidade no Hudson Valley, em New York, onde se localiza o Castelo de CARAS. "Minha família é muito importante para mim. Eles moram em São Paulo e, como estou morando e trabalhando no Rio de Janeiro, temos nos visto menos", contou Luciano, que estava em Los Angeles para contatos de trabalho no exterior.
Ele também renovou seu contrato com a Rede Record até 2010 e vive um momento especial depois da reconciliação - em fevereiro deste ano - com a apresentadora Xuxa Meneghel (45), mãe de sua única filha, Sasha (10). O casal não fala abertamente sobre o relacionamento, mas está sempre junto, como nas apresentações de ginástica artística da herdeira. Para comemorar o reencontro familiar, Betty não desgrudou dos filhos um minuto. "Eles não são lindos?", dizia ela, orgulhosa.
"É muito bom tê-los aqui comigo. Pena que minhas filhas não puderam vir", declarou a mãe coruja, referindose à empresária e designer de jóias Priscila (39), gêmea de Luciano e dona da loja Pricci, e à sua primogênita, a advogada criminalista Alexandra (42).
Nos dias que passaram juntos, Betty e os "meninos" exploraram o terreno da propriedade centenária do Castelo e se encantaram com as paisagens do lugar. "É tudo muito bonito. Nem parece que estamos tão perto de Manhattan", declarou ela. Para completar os dias de diversão, Betty fez questão de passear na Big Apple. "Só faltava essa, né? É tão pertinho daqui do Castelo! Não podia deixar de conferir as novidades desta cidade incrível", disse.
Mas quando saía sem seus herdeiros para fazer compras, ela procurava ser rápida e voltar logo para o Castelo.
- O que a união familiar representa para vocês
Luciano - Tudo. Meus pais criaram a gente muito bem. Eu e meus irmãos somos amigos. Mesmo distantes, nós nos falamos todos os dias. Para minha família, isso é uma grande felicidade. Nós somos muito, muito ligados. Quando éramos crianças, tudo era uma farra. Minha mãe é uma pessoa incrível. Uma mulher forte, cheia de carisma, sensacional. Meu pai (Gabriel Szafir) é um pouco mais tímido, não gosta muito de badalação. Pena que ele não está aqui com a gente. Eles fazem uma boa mistura. Na educação que nos deram, sempre botaram linhas que não ultrapassávamos de jeito nenhum. Acho que tudo deu certo.
Betty - Não há nada mais importante na minha vida do que ver a união da minha família. Minha prioridade sempre foi fazer com que meus filhos se dessem bem com os pais e entre eles. Acho muito importante que os irmãos sejam unidos, porque os pais não são eternos. Quando me casei, queria muito ter filhos. Dediquei o máximo de tempo que pude a eles e acho que isso teve um efeito bem positivo. Meus filhos são maravilhosos. Pessoas honestas, com uma índole boa. Sou uma mãe bem coruja. Costumo dizer que filho meu não tem defeito (risos). Sou uma leoa. Coitado de quem falar mal de qualquer um deles. Eles sempre têm razão em tudo.
Salomão - Sigo o exemplo de meus pais e crio minhas filhas (Duda, de 5 anos, e Fernanda, de 2) do mesmo jeito que nós fomos criados. As meninas adoram os tios e os primos. Essa convivência familiar é muito bacana. Quando soube que meu irmão viria, driblei os compromissos para encontrar com ele. Não nos víamos há quase um mês. Nunca ficamos tanto tempo separados.
- Luciano, por falar em família, como anda sua vida sentimental? E a Xuxa?
- Sou muito avesso a ficar falando de relacionamento. Faço o que tenho que fazer sem expor a minha vida pessoal. Estou muito cuidadoso em relação a isso, e vou ser assim para o resto da minha vida. Penso sempre duas vezes antes de falar qualquer coisa. Apanhei muito todos esses anos. Mas posso dizer que o coração está ótimo, graças a Deus. Nós convivemos muito bem. As pessoas nos vêem juntos. Se quero dizer alguma coisa, é a ela (Xuxa) que vou me dirigir. A Xuxa e a Sasha são a minha família. Atualmente, eu vivo para elas duas.
- E como é o seu relacionamento com a Sasha?
- Acho que sempre fui um excelente pai para a minha filha. Temos um relacionamento muito bom. Se eu conseguir transmitir para Sasha o que meus pais me transmitiram já vai ser incrível. Eu amo esta menina mais do que tudo na vida. Não dá nem para descrever o tamanho deste amor. Só de falar nela, meus olhos já enchem de lágrimas. Quando estamos longe, fico desesperado de saudade. Hoje, já conversamos via internet. Penso na Sasha o tempo todo. Carrego uma foto dela para aliviar a saudade. Como nós adoramos ficar juntos, sempre que dá viajamos com ela.
- E a sua vida profissional?
- No início do ano, renovei contrato com a Record até 2010. Lá atuei em Amor e Intrigas e Vidas Opostas. Parte deste ano fiquei fora do ar e foi bom porque pude tocar outros projetos. A emissora está crescendo absurdamente. Hoje, a Record é muito mais do que há cinco anos. Tenho prazer de fazer parte do elenco de uma emissora tão importante.
- Betty, você tem oito netos. Como é a relação com eles?
- É incrível. A Sasha é minha neta famosa, mas os outros são tão famosos quanto ela no meu coração. Não faço nenhuma diferença entre eles. Conversamos, brincamos, passamos momentos maravilhosos juntos. Sou tão coruja que acho filhos e netos, todos, sem exceção, parecidos comigo (risos).
- Foi bom este encontro familiar no Castelo?
Betty -
Foi importantíssimo. Além de curtir meus filhos, tivemos uma acolhida maravilhosa. A CARAS está de parabéns pelos seus 15 anos. Este lugar é fascinante. É um refúgio tranqüilo ao lado da loucura de Manhattan. Estou muito feliz, aliás acho que é obrigação do ser humano ser feliz. Sou assim. Gosto de estar sempre sorrindo. Ninguém me impede de fazer nada. Mesmo que venham as adversidades, costumo levar a vida numa boa.
Luciano - Foram momentos muito especiais. Minha mãe é sensacional. Você viu como as pessoas se aproximam dela naturalmente? É uma loucura, sempre foi assim. Esse moleque aqui (ele abraça o irmão), eu amo de paixão. Sempre que estou no Rio, sinto saudade de todos.
Salomão - A vida é feita de momentos como este e temos que aproveitar. Passei dias maravilhosos aqui, ao lado deles. Tenho certeza de que nós três nunca vamos esquecer o que vivemos aqui. Meu irmão é incrível, está sempre ao meu lado. E minha mãe dispensa comentários.