por Ana Claudia Duarte
Uma expressão árabe,
maktub - que significa 'está escrito' -, vem norteando cada vez mais a trajetória da empresária
Lucilia Diniz (52). "
Sempre achei que ia aparecer um árabe na minha vida", constata ela, empolgada com o namoro com o empresário
Fábio Saliba (39). "
Ele é um turco maravilhoso. Meu companheiro inseparável", acrescenta. O trabalho de Lucilia também segue script original. Sócia do Grupo Pão de Açúcar e presidente da empresa alimentícia Goodlight, há cerca de um mês ela firmou parceria com
Ivan Zurita (55), presidente da Nestlé no Brasil, para criar nova linha de produtos
light.
"A negociação durou um ano e meio mas valeu a pena", conta, enquanto saboreia um dos 11 novos sabores da sopa instantânea Meu Instante da Maggi no Castelo de CARAS, em New York. Na esteira do acordo, vem um site totalmente reformulado onde o público poderá conhecer cada novo produto e baixar gratuitamente os sete livros com dicas de alimentação saudável já lançados pela empresária.
Conhecida por criar uma dieta equilibrada para pessoas obesas após ela mesma ter perdido 60 quilos - dos 120 que pesava - há pouco mais de dez anos, Lucilia não pára nunca.
"Quero provar para o mundo que a alimentação saudável é o segredo da boa saúde. Sei que não é fácil, mas luto todos os dias por isso", assegura, em forma e cheia de energia. "
Tenho muito carinho das pessoas que convivem comigo e por isso consigo atingir meus objetivos todos dias. Quero crescer ainda mais, mas sempre com o intuito de ajudar", explica.
- Qual é seu grande segredo?
- Não há milagres. O essencial é uma boa reeducação alimentar. Tudo o que aconteceu comigo foi muito importante. Mudei minha vida. Eu pesava mais de 120 quilos e consegui emagrecer. Hoje, meu maior objetivo é fazer com que todos entendam esse processo. O problema da obesidade é seríssimo, não se dão conta. Ela mata mais do que o câncer e isso é dado de pesquisa. Então, quando querem entrar dentro da Lucilia para saber o que aconteceu, como 60 quilos se foram, eu faço questão de explicar o que aprendi sozinha e venho mantendo há mais de dez anos.
- E como está a vida pessoal?
- Com o sucesso profissional, a vida pessoal também ficou ótima. Estou namorando o Fábio, viajamos juntos e curtimos tudo juntos. Está muito bom!
- Como vocês se conheceram? - Na casa de amigos em comum. E nos entendemos muito bem. Ele sabe que tenho uma vida alucinada e me dá bastante força. Entende meu dia doido de trabalho e me apóia. Isso é importante em uma relação. Estamos felizes e isso me faz bem!
- Quais são seus próximos objetivos profissionais?
- Tenho um prioritário: atingir o maior número de pessoas com tudo o que aprendi de positivo sobre ser magra. Quero que as pessoas gordas tomem consciência de que obesidade é uma doença, mas tem cura. Por isso, no meu site, há todas as informações. E os sete livros que lancei também podem ser baixados de graça. Não me importo de perder vendas. Quero propagar saúde. Dentro do site tem também um diário de alimentação interativo. Você entra com as suas informações e a gente detalha o seu histórico, além de ajudar a melhorar a sua qualidade de vida. No meu programa, transmitido pela Rádio Globo AM todas as manhãs, tento dar o máximo de dicas possíveis. E é legal porque as pessoas têm dúvidas e eu tento esclarecer da melhor maneira possível.
- Você tem vontade de ter um programa de televisão?
- Ainda não. É lógico que, se pintar oportunidade, penso no que fazer. Agora estou empenhada em outras coisas. Quero trabalhar pela saúde e bem-estar. Sabe de uma coisa? Se a gente conseguir mudar hábitos alimentares até os 50 anos, podemos viver mais 50 com bastante qualidade. Sei que muita gente não acredita. Mas a maioria das pessoas só começa a se cuidar realmente após os 35. Quanto mais cedo a consciência for tomada, melhor. Com minha família foi assim e todos estão muito bem de saúde. Não custa tentar.
- Como foi a reação do Grupo Pão de Açúcar após a parceria com a Nestlé?
- Não houve problema algum. Quando criei a marca Goodlight, o Pão de Açúcar foi meu grande parceiro. Foi fantástico, fiz um grande trabalho por lá. Cheguei a lançar 280 produtos em dez anos. Mas as pessoas estavam pedindo mais. Eu precisava propagar esse sonho. Meu avião ficou grande demais para pousar só lá. Então, consegui me separar sem mágoas e agora várias redes vão ter meus novos produtos lançados pela Nestlé. Já namorava a marca havia anos. Eles são muito sérios. Estou superfeliz porque, se existe uma empresa que entende tudo de alimentação saudável, é a Nestlé.
- Mas foi um namoro longo?
- Nossa, superlongo. Demorou um ano e meio para tudo se concretizar. Ficava de olho nas campanhas deles, nos cuidados com a saúde da população e na divulgação dos produtos. Sempre que tinha uma palestra com nutricionistas, chefs de cozinha ou gente especializada em alimentação, pedia para o Ivan Zurita me convidar. Ficava reparando em tudo, desejando fazer parte daquilo um dia. Ainda bem que deu certo. Ivan é um grande profissional.
- Sua linha antiga deixou de ser produzida?
- Sim. Estou recomeçando, mas com a consciência de que já tenho alguma experiência no ramo. Primeiro serão os caldos e sopas e depois vou expandir. Mas o legal é que todo mundo vai poder vender. E as pessoas vão conhecer cada vez mais minhas propostas, meu jeito de preparar uma alimentação e os segredos do emagrecimento saudável.