Em sua 12ª edição, prova organizada pela CARAS envolve os vips com adrenalina e clima lúdico
Momentos antes da largada da 12ª edição da tradicional Corrida de Trenós, uma enorme ansiedade tomava conta dos convidados da temporada CARAS/Neve 2011, na Patagônia argentina. Por instantes, porém, esse sentimento ficou em segundo plano. Admirados com a belíssima paisagem da Cordilheira dos Andes vista do centro de atividades invernais Valle de Lobos, a 20km de Ushuaia, conhecida como a cidade do Fim do Mundo, eles se tornaram meros contempladores do espetáculo da natureza. Abraçada à caçula, Antônia Hellena (12), a atriz Cristiana Oliveira (47) não escondia a incredulidade. “Estou chocada com tanta beleza. Aqui me sinto mais pertinho de Deus. E estou!”, constatou. A atriz gaúcha Leona Cavalli (41) fez coro. “Fico em dúvida se é mesmo o fim do mundo ou o começo, tamanha a magia. Aqui tudo se torna possível, até mesmo participar de uma corrida de trenó”, divertiu-se. Passada a euforia com o visual, os competidores foram apresentados às “estrelas” da disputa: os cães da raça alaskan husky, incumbidos de puxar os trenós. Apaixonada por cachorros, Betty Lago (56) acariciava um a um. “Se me deixarem, fico aqui com eles e nem vejo o tempo passar”, disse ela, “mãe” dos golden retrievers Bruno e Chico. “Amo tanto, que chego a incomodar. Adoro a companhia deles, o olhar”, explicou a atriz de Vidas em Jogo, da Record, e apresentadora do programa Pirei, do GNT, com direção de fotografia do seu filho, Bernardo (33).
Criador do Valle de Lobos, Pedro Esteban Curuchet (58), o Gato Curuchet, explicou que essa raça de cães é especialmente capacitada para a corrida. Eles começam a treinar com dois anos e chegam a percorrer 25km por dia, em velocidade de 40km/h a 50 km/h. “A alimentação deles é balanceada, inclui peixe e gordura. No inverno, comem três vezes ao dia porque perdem peso com as disputas, diferentemente do verão, que é uma vez ao dia”, explicou. Gato também reiterou que os cachorros são acostumados às baixas temperaturas. “Não devem ser criados como mascotes domésticos, precisam de atividades intensas para consumir a energia que possuem”, completou.
Diante dos 12 cães do trenó, o casal Rachel Ripani (35) e Giuliano Girondi (37) lembrou do filhote da família, o maltês Web. “Ele era do Giuliano, mas agora virou a casaca”, divertiu-se a atriz, em cartaz no musical Mamma Mia!, em São Paulo. “Perdi. Agora ele gosta mais dela do que de mim”, emendou o gestor de inovação da Abril Mídia. Enquanto isso, Gato Curuchet dava dicas para os competidores. “Os dois cachorros da frente lideram a matilha, são os mais inteligentes e determinam os movimentos de acordo com comandos de voz do condutor. Os demais são obedientes e têm potência para correr”, explicou ele.
Os casais Rafaela Mandelli (32) e Mauro Lima (43) e Fran Zanon (31) e Jorge Pontual (44) começaram a traçar as estratégias, assim como os atores Danton Mello (36) e Virginia Cavendish (40). A empolgação de Lívia Rossy (29) era tanta, que chegou a assustar a mãe, Neuza (60). “Ela está igual criança. E como conheço bem minha filha, sei que adora velocidade e adrenalina. Também quero ganhar. Mas ela só não pode virar o carrinho comigo dentro”, brincou a advogada. “Vamos bater um papo sério com os nossos ‘perros’ para eles não nos decepcionarem”, disse Lívia. Rafaela Mandelli também mostrou-se empolgada. “Vou me jogar na brincadeira por ser algo inusitado, apesar de não me considerar muito competiviva. Até deveria ser mais em alguns momentos da vida”, constatou ela.
Já a comentarista esportiva da RedeTV! Milene Domingues (32) também confiou em um bom entendimento com os cães para se dar bem na disputa ao lado do filho, Ronald (11), da união com Ronaldo Nazário (34). “Minha tática também será conversar com eles. Até porque nunca vi uma corrida de trenó, a não ser nas páginas de CARAS”, contou ela. “Será, no mínimo, curioso e engraçado”, afirmou Danton. “Espero ganhar. Mas não sei, até porque nunca fiz isso. A gente controla os bichos ou eles controlam a gente?”, indagou Rachel.
Dada a largada, todos passaram a vivenciar uma emoção única e diferente na pista de 1000 metros no gelo. O latido dos cães e o vento frio no rosto não foram empecilhos para a diversão. “Podíamos ter ido um pouco mais rápido. Mas adorei! Dá uma adrenalina incrível”, disse Virginia ao lado de sua parceira, a cineasta Dandara Ferreira (25). “Senti um frio enorme na barriga”, emendou Leona, que foi “guiada” por Danton. “Um dos nossos cachorros estava sonolento. Esquecemos de dar um bife a ele”, justificou, rindo, Rafaela.
As três primeiras duplas a ultrapassar a linha de chegada foram: Lívia e Neuza, 3º lugar; Milene e Ronald, 2º; e Fran e Pontual, 1º. “Confiei a corrida nas mãos do meu piloto”, afirmou Milene sobre a postura segura do filho. “O segredo está na aerodinâmica, é preciso abaixar um pouco o corpo para dar velocidade”, explicou Ronald. Os campeões Pontual e Fran eram só sorrisos ao ganhar viagem de sete noites para o Nannai Beach Resort, em Pernambuco, prêmio oferecido pela Ambiental Turismo, consultora da CARAS/ Neve. “Aliamos a sorte com uma boa energia. Logo na largada, senti que se ficasse abaixado teria menos resistência do ar. E deu certo”, vibrou Jorge. “Sempre entro na disputa para ganhar”, admitiu. “Vencemos porque estava bem levinha no trenó”, emendou, rindo, Fran, repórter do Hoje em Dia, da Record, com sua invejável forma, 60kg em 1,80m.
A lúdica aventura da tradicional corrida de trenó
"Não sou um cara difícil de ser conquistado”, diz Sérgio Marone
Giba diz que saudade dos filhos o fez tentar reconstruir seu casamento com Cristina Pirv
Deborah Secco revela-se uma nova mulher: 'Aprendi a dizer não'
Tuca Andrada e as convicções que regem sua vida
Rhaisa Batista se diverte com a semelhança com a diva do cinema Brigitte Bardot