Especialista explica situação de Cezar Black após brother do BBB 23 ter virado alvo de processo administrativo
Confinado há quase três meses na casa do BBB 23, o enfermeiro Cezar Black (34) está sendo alvo de um processo administrativo por conta de um suposto abandono de trabalho. O brother é lotado no Hospital Universitário de Brasília, mas desde janeiro não aparece por lá.
Em nota divulgada à imprensa, a instituição afirmou que o enfermeiro acumula "faltas injustificadas" desde fevereiro, quando foram finalizadas suas férias. Na época, Cezar já havia entrado em confinamento e passou a aparecer na programação da TV Globo.
Segundo a instituição, Cezar pediu férias em janeiro e posteriormente passou a utilizar o acúmulo de horas que estavam em seu banco. Mas logo depois, o baiano passou a não justificar suas faltas, o que provocou o processo.
"O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh) informa que o enfermeiro Cezar Black Bina Cruz estava de férias no mês de janeiro. Em fevereiro, tirou abonos e usou banco de horas, mas teve faltas injustificadas que geram o respectivo desconto na folha de pagamento", diz a nota.
Em entrevista à CARAS Brasil, o advogado Márcio Coelho, que é especializado em direito trabalhista e na área de previdência social, afirmou que a ausência do enfermeiro de seu trabalho pode acarretar em uma demissão com justa causa.
"As férias legais podem ser tiradas pelo empregado após um ano de contrato de trabalho e no transcorrer do segundo ano, isso por lei. O banco de horas também pode contar como férias/folga, dependendo de quanto for, mas não pode ser usado de maneira unilateral. O empregado que simplesmente não comparecer, não avisar o motivo pelo qual não está indo, pode sim ser mandado embora por justa causa", disse.
Leia também: BBB23: Cezar revela sua indicação caso ganhe a prova do líder; veja quem!
Márcio ainda afirmou que, por conta do cargo exercido por Cezar no hospital, sua ausência pode gerar não apenas a perda do trabalho, mas também render uma idenização à instituição. "A empresa pode sim entrar com uma ação indenizatória, desde que comprove que, em função dessas ausências, a empresa teve um prejuízo muito grande", explicou.
Mesmo que Cezar tenha conquistado um status de celebridade e talvez não pense mais em voltar a atuar como enfermeiro, o advogado alerta que a demissão em justa causa pode lhe trazer grandes problemas no futuro.
"É evidente que a dispensa por justa causa não é uma coisa abonadora. Perante os demais empregadores futuros, caso ele pretenda ingressar em novo emprego, é possível sim que essa condição seja levantada pela empresa em que ele esteja interessado a entrar, e vendo esse “processo”, a empresa por consequência negar o emprego. Evidentemente a empresa não vai declarar esse motivo, mas na prática isto existe sim, infelizmente", declarou.
BBB 25: Atriz de Alma Gêmea é cotada para participar ao lado do marido
Giovanna Pitel fala de amizades após BBB e revela estar mais próxima de Rodriguinho
Giovanna Pitel quer se consolidar como comunicadora antes de pensar em novo projeto
Ex-BBB Davi Brito revela problema de saúde e cancela gravação
Lucas Buda confessa sobre saída de Boninho da Globo: 'Estranho falar sobre isso'
Lista de BBBabys cresceu! Veja quem são os ex-BBBs que tiveram filhos juntos