O ginecologista explica os riscos e sintomas da gravidez tubária ou ectópica
A personagem Helô, vivida pela atriz Cláudia Abreu, em 'A Lei do Amor', teve uma hemorragia e acabou sofrendo um aborto espontâneo depois de complicações por conta de uma gravidez tubária.
"A gravidez tubária ou ectópica é a gravidez localizada fora do útero e implantada na trompa. As causas podem ser processos inflamatórios, endometriose e doença inflamatória pélvica", explica o ginecologista e especialista em reprodução humana, Márcio Coslovsky.
Os sintomais são semelhantes com os de um aborto espontâneo, como sangramento vaginal moderado ou intenso, dor na região abdominal ou pélvica, tonturas, hemorragia interna e dores no ombro.
Esse tipo de gravidez pode ser fatal, já que o feto, ao crescer, pode provocar uma ruptura da trompa. Segundo o especialista, não existe uma prevenção, já que a gravidez tubária é um fato que pode acontecer em qualquer mulher. Os principais tratamentos são a "cirurgia laparoscópica (pelo umbigo) para retirada da trompa, e um outro processo alternativo é paralisar a gravidez logo no início dentro da trompa, através do metotrexato para interromper a gravidez".
Éder Militão sofre grave lesão no Real; especialista alerta para fatores de risco
Médica alerta possíveis sequelas do diagnóstico de Mario Frias: 'Amputação'
Como é a alimentação de Mariana Ximenes? Atriz conta detalhes
Mãe de Leo Zagueiro entra em coma e jogador faz apelo: 'Coração apertado'
Médica explica diagnóstico de Mario Frias: 'Situação bem grave'
Vera Viel comemora evolução no tratamento: 'Fim de mais uma etapa'