SAIBA MAIS!

Médico aponta tratamentos para o diagnóstico de Preta Gil: 'Duas vertentes'

Em entrevista à CARAS Brasil, o nefrologista Henrique Carrascossi explica o tratamento do cálculo renal, condição que Preta Gil teve neste ano

Dr. Henrique Carrascossi

por Dr. Henrique Carrascossi

Publicado em 13/12/2024, às 14h00

A cantora e empresária Preta Gil - Foto: Reprodução/Instagram @pretagil

Em meio a um tratamento contra um câncer colorretal, a empresária e cantora Preta Gil (50) precisou ser internada duas vezes em 2024 após receber o diagnóstico de cálculo renal. A condição tem alguns tratamentos possíveis a serem feitos; saiba quais a seguir.

Em entrevista à CARAS Brasil, o médico nefrologista Henrique Carrascossi explica que existem dois principais tipos de tratamento para o diagnóstico que atingiu Preta Gil. "Têm duas vertentes: os tratamentos de urgência e os de prevenção."

O especialista afirma que, no tratamento de urgência, o cálculo renal já existe. "Consiste em tratar a cólica com analgesia, tirar a dor, avaliar onde esse cálculo está. Se estiver obstruindo ou impactando ali no uréter, às vezes é necessário um tratamento cirúrgico para retirar com urgência, porque não pode deixar o rim obstruído. Se tiver infecção também é preciso fazer um procedimento."

Leia também: Médico aponta possíveis complicações do diagnóstico de Preta Gil: 'É arriscado'

Em uma das internações, por exemplo, a artista precisou passar por uma cirurgia para desobistruir seu cateter duplo J, que foi entupido pelas pedras no rim. Carrascossi diz que também existem tratamentos para prevenir o surgimento do cálculo.

"No tratamento de prevenção é feita uma análise individual, para ver se o paciente toma alguma medicação que pode influenciar, se há algum fator genético que possa aumentar a chance de formar cálculos. Aí conseguimos fazer a prevenção da formação dos cálculos, às vezes com medicação, às vezes só com alimentação ou dieta", diz. "Precisa ser feita uma avaliação detalhada por um nefrologista."

"Nós sabemos que os cálculos, depois que são formados, não existe nenhuma medicação que dissolva os cálculos, que vai diluir. Ele vai ficar no rim, podendo causar infecção, cólica, precisar de uma cirurgia ou vai sair sozinho", completa o médico.

Leia mais em: Em tratamento contra câncer, Preta Gil revela técnica com laser: 'Melhora'

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE PRETA GIL EM SEU PERFIL DO INSTAGRAM:

Dr. Henrique Carrascossi

Dr. Henrique Carrascossi: Médico Nefrologista (CRM 125.571) há 15 anos, especialista em doenças dos rins, com residência médica e título de especialista em nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Associação Médica Brasileira (AMB). Professor de medicina da Universidade de Araraquara (UNIARA) e supervisor do programa de residência médica em clínica médica da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) na UNIARA e Santa Casa de Araraquara. Também atua como médico coordenador assistencialista da enfermaria de clínica médica do Hospital de Ensino da Santa Casa de Araraquara, além de coordenar o Instituto do Rim Carrascossi.

Preta Gil preta gil pedra nos rins cálculo renal

Leia também

Cicatriz de Lula: É possível recuperar fios perdidos em áreas cicatrizadas com transplante capilar?

Como está Lula? Novo boletim médico atualiza estado de saúde do presidente

Preta Gil surge com amiga em Nova York após buscar tratamento no exterior

Paulo Miklos: Atualização sobre o quadro de saúde dele, que segue internado

Osmar Prado conta detalhes de cirurgia nos olhos: 'Um verdadeiro milagre'

Médico aponta possíveis complicações do diagnóstico de Preta Gil: 'É arriscado'