Vips jogam por música no CARAS One Day Golf

Em clima de festa e harmonia, a 13ª edição do evento faz uma homenagem a ícones da MPB

Redação Publicado em 06/11/2012, às 18h06 - Atualizado em 07/11/2012, às 04h45

Adriana Birolli, Thierry Figueira, Fernanda Pontes,Humberto Martins, Nívea Maria e Carla Diaz e, à frente, Lívia Rossy, Carlos Machado e Antonia Fontenelle - -

A disposição, a entrega e o alto-astral dos participantes ditaram o tom da 13ª edição do CARAS One Day Golf, no Itanhangá Golf Club, no Rio. Cada uma das oito equipes, composta por quatro integrantes e uma celebridade como padrinho, ganhou o nome de grandes compositores e cantores brasileiros. Assim, com a mesma afinação de poetas como Tom Jobim (1927-1994), João Gilberto (81) e Caetano Veloso (70), jogadores novatos e experientes deram as suas tacadas e vibraram a cada ponto. Estreante no esporte, Adriana Birolli (24), madrinha do time Roberto Carlos, se entusiasmou com a união do grupo no green. “Gosto de esportes ao ar livre, com interação, onde um dependa do outro e tenha de abrir mão de coisas em prol da equipe. Na minha profissão também é assim. O trabalho é sempre em conjunto, seja no teatro, em uma cena na TV, no cinema. Tem de saber quando é o seu momento e quando não é”, ressaltou a atriz. “Por isso tudo, adorei a experiência com o gol fe”, emendou, encantada ainda com a beleza do clube de 40 hectares, primeiro campo nacional a ter 27 buracos e já listado entre os 100 melhores do mundo fora dos EUA pela revista norte-americana Golf Digest. A experiência no golfe, que volta a ser modalidade olímpica nos Jogos do Rio, em 2016, também empolgou Thierry Figueira (34), padrinho do grupo Chico Buarque. “Achei interessante. Tem a questão da concentração, da postura, e é um esporte bonito, elegante. Mas, como qualquer outro, necessita de dedicação e disciplina”, disse o ator, no ar como o tímido e divertido gay Patrick Pimenta de Balacobaco. Praticante de futebol e vôlei desde a infância, ele conta que, atualmente, a corrida é a sua “cachaça.” “Corro por uma hora, quatro vezes na semana, com um grupo. O esporte educa, é saúde, integração, prepara para a vida”, ensinou Thierry. A atriz Nívea Maria (65), a Isaurinha de Salve Jorge, seu quarto trabalho com a autora Glória Perez (65), considera o golfe um esporte interessante por sua elegância. E, mais que isso, já coleciona argumentos que a incentivem a praticá-lo. “A essa altura da vida seria bacana, daria caminhadas, me distrairia, exercitaria a concentração e faria relações sociais, que são importantes para não ficar sozinha”, enumerou a madrinha da equipe João Gilberto, que já havia jogado uma única vez, em outra edição do torneio de CARAS. Mas, enquanto não se incorpora definitivamente ao green, ela conta que vem se distraindo com a companhia dos netos, João Luiz (6), João Pedro (4) e Maria (2). “Eles me trazem energia e alegria”, frisou ela, que não refez a vida afetiva desde a separação de Herval Rossano (1935-2007), em 2003.

Madrinha da equipe Dorival Caymmi, a atriz Lívia Rossy (30) acredita que em 2013 vai realizar um sonho com o marido, o empresário Rodolfo Medina (36). “No início do ano começaremos a tentar encomendar nosso primeiro bebê. Queremos no mínimo dois”, revelou ela. Assim como Nívea, Lívia já havia praticado o esporte em uma competição de CARAS. E guarda boas recordações. “Saí de lá com um troféu. Mostro orgulhosa a todos que vão lá em casa”, avisou.

Rivais na competição no putter, torneio realizado em apenas três buracos na área de treinamento e aquecimento, as celebridades convidadas foram unânimes para apontar os maiores desafios da disputa: coordenação e, sobretudo, concentração. “Não dá para brincar em serviço. O golfe exige um esforço muito mais mental que físico. E não pode falar. Como é que faz para ficar calada?”, questionava, bem-humorada, Claudia Lira (46), que curte férias após o fim da novela Rebelde, no mês passado. A dificuldade de manter o foco também foi sentida, inicialmente, pela estreante no green Alinne Borges (37). “Em minha primeira tacada, errei. Depois parei tudo e ouvi o instrutor falar: Concentra! Então, baixou a atriz e uma vontade de vencer. Olhei a bola, acreditei e fui sem pressa. Ela caiu de primeira. Consegui aplicar bem a coordenação e o equilíbrio da força”, vibrou ela, que, pela atuação, ganhou cumprimentos do marido, Alex Nader (36).

A competição reuniu na grama os ex-namorados Bia Arantes (19) e Ronny Kriwat (25), ambos solteiros desde que terminaram, em 2011, a relação de quase dois anos. “Conheci a Bia quando fiz minha primeira novela, Cama de Gato, em 2009. Hoje nos damos bem. No momento, não estou muito aberto a relacionamentos, tenho ficado mais em casa”, disse o ator, que interpretou o Tomás em Avenida Brasil. Ronny, que só havia jogado golfe quando era pequeno, conquistou o terceiro lugar no putter. “Fiquei surpreso com a minha colocação, porque nunca pratiquei de verdade, mas aprendi aqui mesmo. É um esporte que exige muita coordenação e sou desengonçado”, entregou-se.

Há 11 anos praticante do esporte, Humberto Martins (51) não participou do putter, mas deu seu apoio à amada, a atriz Marcia Del Anillo (37), com quem está há um ano e quatro meses. Foi com o namorado que ela aprendeu os fundamentos das tacadas. “Para jogar tem de ter uma paciência grande e disciplina de um aprendiz de monge”, ensinou o galã. “Humberto é demais, o homem mais incrível que conheci”, elogiou Marcia.

Durante a competição, Fernanda Pontes (29) chamou atenção pela maneira esfuziante como comemorou cada boa tacada. “Meus companheiros disseram que me saí muito bem. Tenho alma de atleta, sempre gostei de esporte. No caso do golfe, ele exige concentração, sensibilidade. E depois da maternidade, adquiri tudo isso ainda mais. Acho que vou investir no golfe, é uma terapia”, explicou a atriz, citando a filha, Maria Luiza (1), do casamento com Diogo Boni (34). Fernanda achou ainda interessante ter sido madrinha da equipe Tom Jobim, cujo um dos integrantes era o ator Humberto Martins (51). “Quando o conheci nos bastidores de Gabriela, logo nos identificamos porque adoramos surfar. Aí ele me disse que eu deveria praticar golfe e, hoje, estamos aqui jogando juntos”, vibrou ela, que interpretou a Zuleika no remake global.

Assim como Fernanda, Carlos Machado (47), padrinho da equipe Vinicius de Moraes, também tem vontade de se envolver mais. “Costumo jogar em um minicampo na casa de uma irmã. Minha noiva, Ivy Rocha, também gosta. É bom quando os dois curtem, um estimula o outro”, contou o ator, que na adolescência praticou atletismo. “Fiz várias modalidades, a que eu me dava melhor era o arremesso de disco. Depois, fui para o vôlei. Não era bom o suficiente e desisti”, confessou Carlos.

Desde pequena, a atriz Carla Diaz (21) sempre foi uma verdadeira aficionada por esportes. Mas, apesar de já ter pisado em vários tipos de quadras, ainda sonhava aprender golfe. “Pratiquei vôlei, basquete, futebol, handebol... Sempre fui uma criança que treinava tudo. Cheguei até a fazer escolinha de futebol na adolescência e participei de campeonatos. Porém, nunca tinha jogado golfe, o que sempre me despertou uma enorme curiosidade. Estou realizando um desejo antigo hoje”, vibrou a madrinha da equipe Caetano Veloso. E, apesar de adorar viver em movimento, ela garantiu que isso pouco tem a ver com preocupação estética. “Peso 44kg e meço 1,53m e não tenho tendência a engordar. Malho de vez em quando e como de tudo um pouco. Dieta é uma coisa que não faz parte da minha vida. Não tenho muitos cuidados com a beleza”, celebrou ela, de férias da TV desde o fim de Rebelde, em outubro, mas a todo vapor com o espetáculo infantil Um Chorinho Para Dona Baratinha, em turnê pelo País.

A mil por hora também está Antonia Fontenelle (39), madrinha da equipe Gilberto Gil. Trabalhando intensamente como produtora do filme Sequestra dos, que tem direção do marido, Marcos Paulo (61), ela tirou o dia para relaxar e dar algumas tacadas. “Eu simplesmente adoro esse esporte! Sempre vou jogar empolgadíssima no campo do meu condomínio. Nem sei de onde vem tamanha admiração, mas gostaria de ter mais tempo para me dedicar, o que está bem difícil agora. O filme tem uma produção muito grande, boa parte dele está sendo rodado na Amazônia e todo esse deslocamento está me consumindo no momento. No entanto, estou louca para vê-lo nas telonas. Amo o que faço”, ressaltou a atriz, que deve lançar o longametragem em janeiro de 2014.

A premiação dos vencedores da 13ª edição do CARAS One Day Golf transformou em festa o Itanhangá Golf Club. A equipe campeã foi a Roberto Carlos, que teve como madrinha Adriana Birolli (24). “Eu nunca havia jogado, só tinha vindo uma outra vez, rapidamente, porque estava gravando. Nem deu tempo de brincar um pouco. Hoje consegui acompanhar, foi legal, aprendi bastante. Eu, pelo menos, sou uma curiosa, então, fui perguntando e me ensinaram as diferenças e os objetivos do golfe”, contou a atriz, segurando o troféu entre os companheiros de jogo. Como prêmio, eles vão ganhar um ano de academia Bodytech ou Bioritmo, além de kit Hugo Boss.

Padrinho da equipe Vinicius de Moraes, Carlos Machado (47), longe da TV desde o término de Fina Estampa, em março, celebrou o segundo lugar como se fosse o primeiro. “Foi planejado. Estáva mos indo muito bem e disse para os jogadores errarem umas bolas. A gente tinha de tirar o segundo lugar. Não conheço o Costão do Santinho e quero ir”, revelou ele, referindo-se ao fim de semana no resort de Florianópolis, prêmio pela colocação — a equipe pode escolher entre ele e o hotel Blue Mountain, em Campos do Jordão. No ar em Salve Jorge, Nívea Maria (65) explicou que o bom desempenho do grupo do qual foi madrinha, o João Gilberto, deveu-se à concentração de dos jogadores. “Consegui colaborar em um esporte que não pratico, o que foi importante. Nas tacadas, com a orientação que tive, acertei três vezes no buraco”, vibrou ela, feliz com a terceira posição na disputa, o que rendeu à equipe vouchers do Hara Spa, em SP, e o kit wine. Entre seus “afilhados”, Milton Queiroz (54), o Tita, ex-craque do Flamengo e campeão mundial com a camisa rubro-negra em 1981, hoje técnico do León, do México.

Na entrega dos prêmios, o advogado Julio Horta (48) também ganhou fim de semana a escolher ou no Blue Mountain ou no Costão do Santinho pelo hole in one — com uma só tacada, ele consegui acertar o buraco 10 do Itanhangá Golf Club.

A paixão pelo esporte levou um time de galãs a participar ativamente das atividades do 13º CARAS One Day Golf. Sidney Sampaio (32), por exemplo, foi logo confessando que o golfe é um amor platônico em sua vida. “É um esporte incrível, que trabalha o foco e isso é ótimo para um ator. Na televisão, onde o ambiente de gravação é bem dispersivo, ter domínio da concentração faz toda a diferença. Por isso é que tenho vontade de começar a praticar de verdade, mas sempre deixo para depois e fico só ensaiando um joguinho de vez em quando. De repente, agora que estou trabalhando com Rodrigo, um expert, me animo e pego uma carona com ele”, disse o ator, citando Rodrigo Lombardi (36), com quem contracena em Salve Jorge. Intérprete do militar Ciro, Sidney estava há dois anos afastado da TV, dedicando-se ao filho, Leonardo (1 ano e 10 meses), da união com a publicitária Juliana Gama (29), de quem está separado há um ano. “A paternidade é experiência transformadora, mudou tudo, inclusive a minha perspectiva de vida. Até fiquei mais medroso, porque aprendi a ter prudência e zelo. Todas essas mudanças foram positivas. Léo é a melhor coisa da minha existência”, declarou, ao lado dos empresários artísticos Guilherme Abreu e Ivan Neves.

Esportista de carteirinha, Fábio Keldani (32) topa praticar qualquer modalidade, mas admitiu que se sente um novato no green. “Pego onda, nado, pratico capoeira, futebol, futevôlei, vôlei e fui federado em basquete pelo Flamengo. Então, tudo o que se refere ao universo dos esportes, me fascina. Já com o golfe, me dá uma sensação de novidade. Quando treinei hoje, senti aquele prazer de experimentar algo fora da rotina”, disse o ator e cantor, vencedor do torneio de tênis Pro-Am CARAS US Open 2011 ao lado do também ator Luigi Baricelli (41).

Acostumado a modalidades radicais como o skate e o surfe, o repórter do TV Xuxa Bernardo Mesquita (19) se esforçou para não perder a concentração. “Da última vez que participei, consegui acertar a bola no buraco logo na primeira tacada, mas hoje não sei se estou com tanta estrela, pode ter sido sorte de principiante. Acho que não consigo ter o foco necessário, mas, sem dúvida, é um bom exercício.”

Rafael Faioli (20), Vitor Facchineti (28) e Gil Coelho (25) pegaram dicas com Rafael Cardoso (26), que levou a sério o torneio de putter e saiu vencedor. “Modéstia à parte, dei um show! É a segunda vez que participo. Agora tenho certeza que aprendi. Jogo pôquer, que também exige análise e estratégia, e acredito que esse seja o maior segredo. Além disso, meus grandes hobbies são a corrida de kart, fui até vice-campeão estadual, e a culinária”, contou o ator, no ar como o Albertinho de Lado a Lado. “Em casa, o meu esporte é dividir a cozinha com a minha mulher! A especialidade é o nhoque de batata baroa”, disse, citando a atriz Mariana Bridi (23).

A participação no CARAS One Day Golf fez com que Alexandre Slaviero (28) relembrasse momentos da adolescência. “Ia à fazenda de um amigo e passava o dia jogando, quer dizer, brincando de golfe. A grama, é claro, não era como essa, mas deu uma certa noção para não fazer feio hoje”, afirmou o ator, que também ressaltou o relax e o contato com a natureza como trunfos proporcionados pelo esporte. “Adoro praticar, principalmente porque é tranquilo. Enquanto damos umas tacadas, podemos curtir um visual bacana, a natureza... Não é uma atividade de explosão, do tipo que faça emagrecer, mas é ótimo para espairecer e deixar a cabeça bem longe dos problemas do dia a dia”, completou o Slaviero.

Arquivo

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"