Vips apoiam causa esportiva para inclusão de portadores de necessidades especiais
Pai da pequena Maria Eduarda (2 meses), de sua união com a amada, a atriz Luciele Di Camargo (32), o jogador Denílson (33) mostrou que seu amor pelo esporte não se limita aos gramados. Embaixador do Special Olympics, entidade que busca a inclusão social de crianças e adultos com deficiência intelectual por meio de atividades esportivas, o craque abriu os Jogos Nacionais 2010, patrocinados pela Procter & Gamble, no Clube Atlético Indiano, em São Paulo. "O esporte faz bem à saúde, e, no caso de pessoas especiais, ajuda na autoestima", afirma o esportista que, ao lado do judoca especial Breno Viola de Azevedo (29), deu a volta olímpica carregando a tocha da competição.
Solidárias, as atrizes de Ribeirão do Tempo, da Record, Bianca Rinaldi (36) e Bruna Di Tullio (29) incentivaram atletas especiais de São Paulo, Rio, Santa Catarina, Pernambuco, Paraná e Minas Gerais durante as competições. "A atividade física, além de desenvolver a coordenação motora, aumenta a autoconfiança e melhora a convivência", diz Bianca. "Quem tem dificuldade de aprendizado precisa participar de atividades como estas", completa Bruna. Colega de emissora, a apresentadora do Esporte Fantástico, Mylena Ciribelli (42), entregou o cheque com a doação do cachê do elenco da Record, cujo valor é confidencial, para Paulo Fonseca (47), presidente da Special Olympics no Brasil, sob aplausos de Robson Caetano (46), medalha de ouro na prova dos 100m e 200m rasos nos Jogos Pan-Americanos de Havana, em 1991.
Na premiação, os atores Raul Gazolla (55) e Felipe Folgosi (36), com assistência da modelo Aline Almeida Westphol (20), entregaram medalhas às vencedoras da segunda bateria feminina de natação. "O esporte fala todas as línguas, une povos, independentemente de qualquer diferença", diz Raul, pai de Rani (8), da relação com a ex, Mariuza Palhares (38).
Também prestigiaram o evento o ex-jogador Oscar Schmidt (52), que entrou para o Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete neste ano, o judoca Rogério Sampaio (43), medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, e o tenista Fernando Meligeni (39), o Fininho, ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana, em 2003, que disputou partida com o competidor Robson Teodoro (28). "O esporte faz você sonhar e exercitar os músculos e a mente", garante Oscar, que subiu ao palco com o atleta especial de mesmo sobrenome Ricardo Schmidt (36).