A duquesa de York, Sarah Ferguson, está sendo acusada de violar a privacidade de crianças turcas depois de ela ter feito um documentário denunciando a miséria em orfanatos do país
As polêmicas não dão descanso para Sarah Ferguson (52), a duquesa de York. As autoridades de Ankara, na Turquia, estão acusando Sarah de ter cometido um delito contra o direito à privacidade de crianças daquele país depois de ela ter gravado com uma câmara oculta, em setembro de 2008, cenas que denunciavam as condições precárias em orfanatos turcos.
As cenas que foram feitas por Sarah foram exibidas pelo canal de TV a cabo britânico ITV2, no documentário Duchess and Daughters: Their Secret Mission, e mostram algumas crianças amarradas às camas dos orfanatos e outros menores deitados em colchões jogados no chão. Os serviços sociais turcos e as instituições de cuidado infantil estão irritados com Sarah por ela ter entrado em suas instalações e feito os filmes de forma clandestina.
Na época, a difusão do vídeo coincidiu com a apresentação de um informe da Comissão Europeia para a adesão da Turquia à União Europeia. Para Ankara, a coincidência foi proposital e tinha o objetivo de retardar a adesão turca à comunidade. Durante as investigações da justiça turca, as autoridades britâncias foram convocadas a cooperar. No entanto, Londres alegou que atender às demandas turcas feria a soberânia do Reino Unido.
Por enquanto, tudo não passa de um grande imbróglio, uma vez que o processo tem tudo para não ter resultado algum: com a ausência da duquesa na acusação e a falta de colaboração britânica.
Família real
Sarah foi casada com o príncipe Andrew, da Inglaterra, com quem teve duas filhas: Eugenie e Beatrice. Abaixo, veja cenas do documentário:
Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro
Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’
BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"
Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"
Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’
Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"