Reconhecidas por suas ações realizadas durante todo o período de mandato de seus maridos, dona Mariza Gomes (73), mulher do vice-presidente, José Alencar Gomes da Silva (78), e a primeira-dama do país, Marisa Letícia (60), esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (64), foram condecoradas no Dia do Diplomata, quarta-feira, 20, com a medalha da Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, mais alto grau da mais destacada condecoração da diplomacia brasileira, durante elegante cerimônia no Palácio do Itamaraty, em Brasília. "Acredito que recebi a medalha também pelo meu trabalho desenvolvido com embaixatrizes de outros países, criando um relacionamento com elas", celebrou dona Mariza, lisonjeada com a importante homenagem.
Intérprete de Helena na trama global Viver a Vida, do autor Manoel Carlos (77), a bela atriz Taís Araújo (31) recebeu a condecoração das mãos do próprio Lula, em reconhecimento à excelência de seu trabalho e por ser a primeira negra a protagonizar uma novela das 8 na TV brasileira.
Outras personalidades também agraciadas com a medalha foram os jogadores de futebol Petkovic (37), do Flamengo, e Ronaldo Nazário (33), o Fenômeno, do Corinthians, que não pôde comparecer ao evento oficial.
Após oito anos no comando do Brasil e de presidir oito comemorações do Dia do Diplomata, Lula participou, como presidente, de sua última formatura de diplomatas. Durante o evento, o mandatário discursou sobre a atual situação do país, entregou as faixas aos condecorados e falou, emocionado, em homenagem aos formandos. "Meninos e meninas, desejo que Deus dê força para vocês. Eu acho que essa turma tem tudo para ser um grupo de vencedores", disse ele aos recém-formados.