INOVADOR EVENTO ASSINADO POR PAULO BORGES LEVA MUSAS COMO DANIELLE WINITS À PASSARELA DO SOLAR DO UNHÃO, EM SALVADOR
por Valdemir Santana
Um megadesfile com 25 minutos - quase três vezes o tempo normal -, e mais de 200 pessoas em cena, incluindo 85 modelos, músicos e figurantes, deu charme especial à noite principal da 12ª Semana Iguatemi Moda, do Shopping Iguatemi, em Salvador. A apresentação - assinada pelo produtor
Paulo Borges (44) - foi diferenciada: as
tops não usavam maquiagem, apenas cílios postiços imensos e perucas desfiadas, ao exibir 160
looks para 38 marcas locais e nacionais como Forum, Zoomp, Osklen, Lacoste, Cantão, Etc&Tal, Sarttore e Levi's.
"Adorei, foi como se estivesse em um dos carnavais desta cidade", avaliou a atriz
Danielle Winits (32), destaque na passarela ao lado de seu marido, o ator e modelo
Cássio Reis (29), e da também atriz e modelo
Carolina Magalhães (27).
"O cenário me fez sentir uma personagem da cultura de minha terra", disse a neta do senador
Antonio Carlos Magalhães (79).
A mostra temática, inspirada na baianidade, foi à beira-mar, sob uma tenda de malha tensionada no píer do secular Solar do Unhão, tendo recursos teatrais como artistas amadores com figurinos dos anos 1950 em representação viva das fotos de
Pierre Verger (1902-1996), fotógrafo francês que morou por 50 anos em Salvador.
"Nunca organizei um desfile tão grande. Quis fazer algo diferente, e então o planejei como se fosse uma ópera, mas sem canto", explicou Paulo Borges.
Para que a circulação dos modelos não ficasse cansativa, o desfile foi dividido em três blocos. Nas pausas, a orquestra continuava tocando músicas que tinham a Bahia como tema. "Num espetáculo destes não podia faltar o samba, que é a verdadeira face da Bahia", elogiou, na primeira fila, Carmem Oliveira (72), a ialorixá Mãe Carmem, do Gantois, um dos mais famosos terreiros de candomblé do país.
"Assumi há pouco a direção do shooping e aceitei de olhos fechados a idéia inovadora de Paulo", contou
Marta de Vitto (43), superintendente do Iguatemi.
Ewerton Visco (48), diretor para o Norte-Nordeste da Rede Nacional Iguatemi e ex-superintendente do shooping baiano.
"Os eventos Iguatemi Salvador sempre foram vanguarda. Vou repassar o formato para outros shoopings da rede", disse.
A semana Iguatemi de Moda também contou com as exposições fotográficas Top 25, de
Bob Wolfenson (51), e
Geléia Geral, de diversos autores, além do lançamento do 2º número da revista
Mag. editada por Borges, em homenagem à Bahia. Mais de 3 000 pessoas prestigiaram o evento, sendo 900 apenas do Solar Unhão.
FOTOS: VALTER PONTES E LUNAÉ PARRACHO/COPERPHOTO