A ATRIZ PASSEIA DE BARCO E CONHECE POPULAÇÃO LOCAL AO LADO DE SUAS COMPANHEIRAS DE ELENCO
Nascida em Belém do Pará,
Rosamaria Murtinho (70), tinha apenas 21 dias de vida quando seu pai, que era carioca, levou a mulher paraense para o Rio de Janeiro. Ainda assim, sua mãe fez questão de manter alguns costumes de origem, principalmente o gosto pela culinária local. "
Sou da Amazônia", a atriz observa para logo emendar, divertida, que nunca interpretou um personagem de sua terra natal na televisão. Talvez por isso ela faça questão de aproveitar bem as chances de curtir um pouco da cultura do Norte do Brasil.
Foi o que aconteceu quando Rosamaria desembarcou em Manaus com a peça
E agora, o que eu faço com o pernil?. No dia seguinte às duas bem-sucedidas apresentações da comédia no histórico Teatro Amazonas, a atriz partiu para uma visita ao Ariaú Amazon Towers ao lado de duas companheiras de elenco,
Alessandra Verney (31), e
Zulma Mercadante (29). Zulma é também nora de Rosamaria - é casada com
João Paulo Mendonça (43), filho da veterana atriz e do ator
Mauro Mendonça (73). "
Levantamos às seis da manhã e fomos para a selva", relata ela. No roteiro, passeio de barco pelo Rio Ariaú e até mergulho para nadar com os botos. "
O contato com a natureza é muito interessante. Os macacos, animados, pulavam em nossos ombros, foi uma diversão", conta.
Ao conhecer um vilarejo, as atrizes conversaram com a população local e observaram o processo de fabricação da farinha de mandioca. Ao final, Rosamaria voltou para casa com uma carga preciosa: várias folhas de jambu, a erva utilizada em um dos mais famosos pratos da culinária paraense, o pato no tucupi. "
Os ingredientes da culinária do norte são extremamente saborosos, deixam o curry e outras especiarias indianas no chinelo", garante a atriz global, que segue excursionando com a peça pelo Brasil.