Consultora de estilo gaúcha Roberta Gerhardt fala da sua carreira e dá as dicas para bem viver em clima fashion
Ela entende tudo de moda, estilo e comportamento. A gaúcha
Roberta Gerhardt é advogada, mas abandonou a profissão para seguir o que considera sua verdadeira paixão: a moda. Consultora de estilo, especializada em Dresscode Profissional e Personal Stylist, Roberta presta consultoria a centenas de mulheres do Brasil, dando dicas de como se vestir. Em um bate papo exclusivo com o
Portal CARAS, Roberta passeou pela Rua Padre Chagas, em Porto Alegre, um dos recantos mais charmosos e requintados da moda gaúcha.
- Como se deu essa mudança radical de rotina profissional?
- Descobri no divã, com muita terapia, que eu tinha talento e facilidade para lidar com pessoas e com a questão da estética. A especialização em moda foi consequência.
-Você tem bastante experiência no exterior. Já passou por Nova York, Paris, quem são as pessoas que você atende fora do país?
- Em Nova York, conheci celebridades para as quais eu trabalho com contrato de sigilo absoluto e sem vínculo com nenhuma loja, o que me abriu muito espaço no mercado. Mas para o sucesso do meu trabalho, eu não posso revelar meus clientes.
-E no Brasil, qual o perfil das pessoas que procuram seus serviços?
- No eixo Rio-São Paulo, celebridades e pessoas que precisam da sua imagem como ferramenta profissional. No Rio Grande do Sul, são grandes executivas, mulheres superocupadas que não querem, não podem ou não têm tempo para pensar em como montar a sua imagem, seu guarda-roupa, então eu oriento. Há também os maridos, empresários, executivos que querem presentear as esposas e sabem que eu conheço o guarda-roupa delas, conheço o estilo delas, então me contratam para facilitar o trabalho deles.
- Qual o grau de importância que tem hoje a imagem na vida das pessoas?
- As pessoas tendem a valorizar a imagem e a confiar naquilo que enxergam. Se elas não estão comunicando aquilo que precisam profissionalmente, elas passam uma imagem equivocada e perdem trabalho. Além de beleza e juventude, o poder da imagem é tão fundamental quanto o talento hoje em dia.
- A moda está cada vez mais dinâmica, com variadas tendências. Isso indica uma mudança?
- Hoje não existe uma única tendência, as pessoas não conseguem identificar um único tipo de comprimento de roupa, um tipo de cor, um tipo de estilo. Hoje, a moda é você conhecer o teu estilo pessoal e se vestir de acordo com ele. Com essa alteração climática do planeta, não conseguimos mais ter um guarda-roupa de inverno e verão, não se pode não cogitar usar um couro no final do ano, porque a temperatura muda drasticamente.