O cantor e compositor nascido na Guatemala revela como lida com o sucesso e a vida pessoal
O cantor e compositor Ricardo Arjona (44) é um fenômeno da música latina. Nascido na Guatemala, é o intérprete da América Central mais premiado (três Grammy Latino em 2006 e um em 2007) e conhecido internacionalmente. Fã de Chico Buarque (64), Caetano Veloso (66) e Gilberto Gil (66), o artista pop considera o Brasil um dos lugares mais musicais do mundo e diz que gostaria de incluir o país na turnê de lançamento do CD Quinto Piso. Vivendo no México e longe dos filhos, Adria e Ricardo, que moram com sua ex-mulher Leslie Torres em Miami, ele conta como a relação com a família o fortalece e fala de que forma encara o sucesso.
-
Como é conquistar a fama nos EUA?
- Não vivo em função do sucesso. Não gosto de acreditar demais nos êxitos porque quando isso acontece a pessoa começa a sofrer.
-
Ganhar o Grammy ajudou a solidificar seu nome no mercado internacional?
- Pode soar estranho, mas não acho que se deva fazer discos para ganhar prêmios. Trabalho para compor as canções que gosto.
-
Você aprecia a música brasileira?
- Considero o Brasil um dos pontos do planeta de maior musicalidade. Já estive no Rio e vi músicos fantásticos tocando em bares.
-
Em março você inicia turnê para divulgar o álbum Quinto Piso. Quais as expectativas?
- Começaremos pela Espanha e faremos praticamente toda a América Latina. Espero que possamos tocar no Brasil.
-
Como lida com a distância dos filhos?
- Embora eu viva no México, estamos em contato constante. Temos uma relação fantástica, eles são um pilar importante para mim.