Reverência à cientista Marcia Barbosa

A cientista Marcia Barbosa conquista láurea no 15º Prêmio L’Oréal-Unesco para Mulheres na Ciência em Paris

Redação Publicado em 02/04/2013, às 18h19 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Em Paris, Marcia exibe troféu e é ladeada por Maria Cristina, Dafne, Jorge, Paula, Alexandre e Giovane. - Alvaro Teixeira

Professora e diretora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Marcia Barbosa (53) foi o destaque verde e amarelo na entrega do 15º Prêmio L’Oréal-Unesco para Mulheres na Ciência, em Paris. “Tenho orgulho de ser brasileira! O preconceito é forte e é difícil ser cientista e ser olhada lá fora como ‘cucaracha’. Esse reconhecimento nos torna igual a todos. Sou a latina que não abriu mão de ser mulher”, emocionou-se Marcia, ovacionada pelo marido, Jorge Luiz de Castro (59), pela mãe, Paula Bernardes Barbosa (78), e pelo irmão Alexandre Bernardes Barbosa (54), com a mulher, Maria Cristina (50), e os filhos, Dafne (21) e Giovane (19).

A cada edição, são laureadas cinco mulheres, uma de cada continente e, pela quinta vez, o talento brasileiro foi reverenciado. “Nosso País é plural e precisamos usar essa característica para dar a volta por cima e nos transformarmos em produtores de tecnologia”, avaliou ela, reconhecida por sua pesquisa sobre anomalias da água. “Ninguém faz nada sozinho. Da minha secretária aos meus estudantes, este troféu pertence a todos”, emendou Marcia, felicitada pela paulistana Beatriz Barbuy (63), premiada em 2009.

Arquivo

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"